Energia

Grupos Geradores: a melhor saída para quem deseja reduzir gastos com energia elétrica

08-Jan-2013 13:55 - Atualizado em 20/04/2016 14:43

Seja para manter a luz acesa durante um apagão ou reduzir os gastos com energia elétrica, muitas empresas no Brasil estão optando pelo uso de grupos geradores. Além disso, em alguns estabelecimentos, como supermercados e indústrias alimentícias, por exemplo, os equipamentos evitam perdas, já que, com uma queda de energia, a produção para e é possível perder uma grande quantidade de alimentos ou matéria prima, além de prejuízos com a linha de produção e pessoas paradas.
Os grupos geradores Caterpillar/Olympian são máquinas projetadas para a geração de energia elétrica a partir de um combustível - diesel, gás natural ou até mesmo biogás. Segundo o supervisor comercial da divisão de energia da PESA, Rodrigo Weyll, existem três tipos de aplicação para os grupos geradores. A primeira são as aplicações de emergência, em que o equipamento fica em stand by e entra em operação imediatamente quando ocorrem problemas no fornecimento de energia da concessionária, no caso de uma emergência ou uma parada programada.
Outra grande oportunidade é a utilização em horário de ponta, pois, nesse caso, o equipamento trabalha diariamente no horário em que a concessionária vende energia a preços mais elevados e isso permite que ele continue sua operação normalmente, chegando a economizar até 30% na conta de energia. A terceira forma de aplicação é a contínua, na qual o cliente precisa de eletricidade em locais onde a concessionária de energia não dispõe de rede de distribuição. Neste caso, o grupo gerador pode ser utlizado como fonte única de energia, o que é comum em obras, fazendas e locais mais afastados.
A PESA comercializa duas famílias distintas de grupos geradores: a linha Olympian e a linha Caterpillar. A primeira conta com equipamentos fabricados na planta da Caterpillar Brasil, em Piracicaba, com projeto, especificações e métodos de montagem da Caterpillar, bem como uma solução com o melhor custo-benefício do mercado. “Garantimos um grupo gerador de um único fornecedor, com sistemas, transferências e controles desenvolvidos pela engenharia da PESA, o que garante a maior compatibilidade entre o sistema de geração e as exigências da concessionária local”, comenta Weyll.  Os grupos geradores Olympian trazem, ainda, controladores e  governores eletrônicos de série, sistema de pré-aquecimento, carregador de baterias, tanque de combustível na base, sistema silencioso completo - podendo ser via kit de atenuação ou container silenciado e atenuação, além de muitas outras soluções para otimizar a instalação e utilização do equipamento.
Já a linha da marca americana vem com todos os benefícios da Olympian somados à confiabilidade dos motores Caterpillar, que garantem menor consumo decombustível e menor taxa de emissão de poluentes. São equipamentos de alta confiabilidade, compactos e robustos. “Toda a gama de produtos conta, também, com a assistência técnica da Caterpillar, garantia de dois anos com possibilidade de extensão e intercambiabilidade de peças com outros equipamentos CAT,maior estoque de peças e menor tempo de máquina parada caso seja necessário reparo”, ressalta o supervisor.
Rodrigo Weyll lembra, ainda, que o cliente, ao adquirir um gerador da PESA, não ficará limitado somente ao equipamento, mas receberá, ao mesmo tempo, uma solução completa que engloba o projeto e o pós-venda. “A PESA preza pelo desenvolvimento de soluções que não apenas atendam plenamente às necessidades do cliente, mas que também superem suas expectativas”, explica.
No momento, a PESA comercializa grupos geradores com potência a partir de 50KVA até máquinas que podem chegar a 5MVA, com motores movidos a diesel, gás ou biogás, gerando energia elétrica em baixa oumedia tensão. “Estamos reforçando também a estratégia de atuação no mercado de gás. Um exemplo disso é a nova aquisição da Caterpillar pela MWM (divisão de motores a gás). Vale lembrar, também, que os grupos geradores podem operar em sistemas paralelos para gerar mais potência”, completa Weyll.
Pensando em melhorar o relacionamento com os clientes e parceiros e se posicionar como um dos principais players do setor, a PESA está estabelecendo metas audaciosas e reestruturando a área de grupos geradores. Em breve, contará com um novo sistema  de atendimento, totalmente focado em proximidade, relacionamento e flexibilidade nas negociações.

Pós-venda
Para garantir o melhor funcionamento do gerador, a PESA conta com diversos planos de pós-venda, como garantia estendida do equipamento, serviços de manutenção preventiva, locação de grupos reservas, técnicos de campo altamente treinados e equipados, planos de monitoramento remoto, além de um amplo estoque de peças e filiais mais próximas do cliente, o que traz agilidade no tempo de reparo.

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia
30 de Junho de 2022
Energia Limpa

Usina de biogás em Macaé transforma lixo em energia