AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
ESG

Grupo Sabin recebe Certificado de Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa

O documento atesta a neutralização de quase 2 toneladas de gases de efeito estufa emitidos pela empresa e chancela o compromisso do Sabin com a agenda ESG

Redação, com informações Sabin
18-Abr-2022 08:15

Prestes a celebrar 38 anos de história, o Grupo Sabin comemora um novo marco do seu pilar ambiental: o Certificado de Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa. A conquista comprova a neutralização total de 1.91 toneladas de gases de efeito estufa emitidos a partir das atividades desenvolvidas pela empresa e compõe o conjunto de objetivos corporativos ESG.

No relatório da agência global Vueliu 31% das organizações mundiais asseguram ter uma política para gerenciar ESG e outros 41% revelaram que estão com projetos nesta vertente em andamento e planejam ações para contribuir de forma responsável para a preservação ecológica e o bem-estar social.

O Grupo tem a pauta da sustentabilidade como uma das prioridades da agenda ESG. O certificado ratifica as ações da companhia em favor da neutralização de carbono, e, consequentemente a redução da poluição atmosférica. “Este marco chancela o compromisso do Grupo Sabin de investir em projetos com o foco na sustentabilidade ambiental”, celebrou a presidente executiva da empresa, Lídia Abdalla.

Para conquistar o certificado, o Grupo Sabin investiu em uma gestão mais verde que reduziu as emissões de gases de combustão estacionária – provenientes da queima de combustível causada por instrumentos que não incluem meios de transporte -, diminuiu a emissão de gases de combustão móvel (provocado pela queima de combustível em que energia gerada é utilizada para produzir movimento e percorrer um trajeto) e ainda enxugou as emissões fugitivas, ou seja, diminuiu a liberação de gases emitidos de forma não intencional durante a produção, processamento, transmissão, armazenagem ou uso do gás. Além disso, o consumo de energia elétrica também caiu com a adoção de tecnologias mais eficientes.

Um dos maiores players do setor, o Grupo Sabin abraça a pauta ESG de forma genuína e com o pilar ambiental reafirmados em sua política de investimento socioambiental, que preconiza a gestão consciente dos recursos naturais e dos resíduos gerados, e o uso racional de recursos naturais, de forma a reduzir impactos ambientais e nas comunidades em que atua. “Há muitos anos, antes mesmo do conceito de ESG ser conhecido, o Grupo Sabin adotou como pilar estratégico o crescimento sustentável, buscando reduzir os impactos das suas atividades no meio ambiente. Nossa jornada com a responsabilidade socioambiental se consolida a cada ano desde investimentos na automação e robotização de várias frentes do processo produtivo reduzindo a geração de resíduos, a inovação em metodologias diagnósticas que causam menor impacto até a neutralização dos gases de efeito estufa compõem algumas das frentes de trabalho para entregas que assumimos com as pessoas, o planeta e os nossos princípios empresariais”, reitera.

Engajada na agenda universal proposta pela ONU, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e desde 2007 signatária do Pacto Global, que estimula a comunidade empresarial internacional para a disseminação de práticas de ESG, a empresa também recebe anualmente a declaração de cumprimento da norma ISO 31000 de gestão de riscos. Há 11 anos a empresa recebe a certificação ISO 14001, que garante o cumprimento de requisitos de qualidade relacionados à gestão dos aspectos de impacto ambiental em todas as regiões em que atua. Em 2018, a sede do Grupo, em Brasília, recebeu o selo Gold Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), certificado internacional para edificações sustentáveis e desde 2020 a empresa conta com o Certificado de Energia Renovável, com a entrada no mercado livre de energia originada de fontes sustentáveis.

“Para nós, esta agenda ultrapassa a avaliação de desempenho para investidores e agências de classificação. Isso faz parte de nossa cultura a cada ano nos estimula a adotar uma atuação corporativa cada vez mais consciente, consistente e coerente com nossos valores”, observa a executiva.

Os programas ambientais integram também as diversas trilhas de treinamentos e capacitações oferecidos aos 6.300 colaboradores da empresa, por meio da plataforma UniSabin – Universidade Corporativa do Grupo Sabin que estão ligados ao objetivo de fortalecimento da sustentabilidade ambiental em seus diferentes negócios. “Como líderes, temos o compromisso de sermos protagonistas dessa transformação, e sabemos que temos uma grande jornada pela frente para deixar um legado positivo às futuras gerações”, finalizou. 

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade