Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Grupo Mantiqueira abraça projeto de preservação das nascentes do Rio Verde

Recentemente, em março, foram comemorados o Dia do Rio Verde e o Dia Mundial da Água E com esse projeto, as datas ganharam um significado mais especial em 2021

Rio Verde_Logo_Data
Rio Verde_Logo_Data

O Grupo Mantiqueira, com o objetivo de recompor e preservar o Rio Verde, em Itanhandu (MG), anunciou o projeto que irá proteger e conservar 33 nascentes do rio, que é a principal fonte de abastecimento de água da cidade. Recentemente, em março, foram comemorados o Dia do Rio Verde e o Dia Mundial da Água E com esse projeto, as datas ganharam um significado mais especial em 2021. 

Além da cooperação técnica com o projeto desde o seu início, o Grupo Mantiqueira torna-se também o apoiador do Projeto “Produtor de Água”, para preservar as nascentes dos riachos contribuintes do Rio Verde. A empresa é até então a única instituição privada a participar do projeto, onde o grupo tem uma de suas principais unidades produtoras. A Mantiqueira será encarregada da elaboração do diagnóstico da bacia hidrográfica, das ações de cercamento e proteção das nascentes, estimado em mais de 60 km de cerca, da criação de barraginhas nas estradas para controlar o fluxo das águas pluviais evitando erosões e assoreamento do rio, bem como criação de áreas para sombreamento das criações de gado e proteção de reservas florestais, habitat da fauna nativa, além da recuperação de áreas com erosão já existentes. Há muito ainda a ser feito e as intervenções são fundamentais para ajudar a proteger as nascentes, criando condições para o retorno da produção de água limpa para o rio.

O programa Produtor de Água de Itanhandu nasceu em 2014, fruto da iniciativa de agentes da sociedade e do setor público, e vem desenvolvendo a recuperação ambiental dos recursos hídricos do município. O projeto é voltado para o estudo e a recuperação da bacia hidrográfica do Alto Rio Verde, no município de Itanhandu.

O Rio Verde é de vital importância para a cidade de Itanhandu e a principal fonte de abastecimento de água para a população de 14 mil habitantes. Mas é igualmente fundamental para o Estado de Minas Gerias, pois beneficia também mais de 450 mil pessoas. A cidade de Itanhandu abriga as nascentes deste importante rio do estado, que percorre seus 220Km até a sua foz, abastecendo 31 municípios da região sul de Minas Gerais.

“O Grupo Mantiqueira participa desde o início do Projeto “Produtor de Água” e percebendo a falta de recursos para a continuidade do programa, acaba de tomar para si os custos. É fundamental a participação da iniciativa privada na preservação do meio ambiente e no impacto nas comunidades locais. É preciso também conscientizar os ocupantes da bacia da necessidade de uma recuperação e manutenção dos recursos hídricos, tão necessários para a economia do município”, explica Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira.