Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mobilidade

Grupo Equatorial lança seu primeiro Projeto de Mobilidade Elétrica em Teresina

Capital do Piauí ganhará primeira estação de carregamento e posto de acomodação para bicicletas e carros elétricos; convênio foi assinado com a Prefeitura do Município

Grupo Equatorial lança seu primeiro Projeto de Mobilidade Elétrica em Teresina

A capital Teresina, no Piauí, vai receber o primeiro Projeto de Mobilidade Elétrica do Grupo Equatorial Energia no estado. A empresa formalizou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina para a instalação de uma estação de carregamento e um posto de acomodação para bicicletas e carros elétricos na cidade. A novidade é uma iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto, que está previsto para inaugurar em novembro deste ano, conta com o investimento de outras nove empresas do setor elétrico, representadas pela Global Participações em Energia. O valor total do projeto em cinco estados é de aproximadamente R$ 19 milhões. 

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada na manhã desta quarta-feira, 26 de maio, no Palácio da Cidade, com público restrito, seguindo todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos participantes, diante do cenário de pandemia. O evento contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; do presidente da Equatorial Piauí, Maurício Velloso; do superintendente da Regional Metropolitana da Equatorial Piauí, Cosme Cezário; do engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia, Lucas Pinheiro; do vice-prefeito e secretário de Finanças, Robert Rios; da secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Elizabeth Sá, além de outros representantes da gestão municipal e da distribuidora de energia. 

“A iniciativa faz parte do nosso programa de pesquisa e desenvolvimento, bem como da política de sustentabilidade e eficiência energética do Grupo Equatorial. Por meio do projeto, pretendemos promover o uso sustentável da energia associado aos meios de transporte, incentivar a redução de impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis e fomentar a qualidade de vida da comunidade através do uso dos equipamentos disponibilizados para o lazer”, afirma Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí. 

“É um momento de agradecimento à Equatorial Energia por terem escolhido Teresina para o início desse projeto de inovação tecnológica. A cidade está de braços abertos para empresas que buscam investir na capital. Queremos avançar, cada vez mais, no sentido de beneficiar o PIB da cidade com ações sociais, promovendo iniciativas sustentáveis, como esta firmada hoje, com o projeto de mobilidade elétrica”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, durante o lançamento. 

A estação de carregamento e o posto para bicicletas elétricas serão instalados pela Equatorial no Parque da Cidadania, no centro da capital piauiense. O objetivo do projeto é avaliar o uso de veículos elétricos pela comunidade frente ao cenário atual de mobilidade urbana. Para isso, dez bicicletas elétricas serão disponibilizadas para uso da população, como alternativa de locomoção e lazer, na forma de compartilhamento via aplicativo de celular. Além disso, um carro elétrico será doado e ficará a cargo do poder público para ronda policial no local onde a iniciativa será implementada.    

O parque da Cidadania é um antigo ponto de encontro e lazer da população de Teresina. Com uma área de 8 mil m², ele dispõe de equipamentos de academia para os visitantes, playground para as crianças, espaço para caminhada ou corrida, além de pista de skate e anfiteatro para apresentações artísticas. Ele funciona diariamente até as 22h, com entrada gratuita.   

Mobilidade elétrica em outros estados 

O investimento também levará o projeto para as demais distribuidoras da Equatorial Energia no Maranhão, Pará e Alagoas e, também, para o Campus da UFMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Todas as cinco capitais receberão, ainda em 2021, a mesma quantidade de carros e bicicletas, além da instalação de uma estação de carregamento e de um posto de acomodação para bicicletas e carros elétricos.