Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia Limpa

Governo estuda ampliação do uso de energia solar no Nordeste em projeto do rio São Francisco

Iniciativas têm o objetivo de garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas, em 390 municípios

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou, no início de agosto, que quer ampliar o uso da fonte renovável na região Nordeste e aproveitar a tecnologia fotovoltaica para gerar a energia que abastecerá o sistema de bombeamento de águas do rio São Francisco.

O projeto tem o objetivo de trazer segurança hídrica a 12 milhões de pessoas, em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Para isso, prevê de integração do rio a outras bacias hidrográficas do Nordeste a dois eixos de canais com 477 quilômetros de extensão. Os sistemas fotovoltaicos serão implantados nas laterais dos canais de transposição, aquedutos e reservatórios.

Segundo o MME, o chamado Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) fará parte do Programa de Parceria Público Privada (PPP) da Presidência da República, após decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que qualifica a iniciativa como prioritária.

O governo autorizou o MME a adotar medidas que atraiam “interesse do setor privado para promover leilões de geração de energiarenovável na área”. Segundo comunicado da pasta, “é um projeto inédito de integração de leilões de geração em infraestrutura social para o desenvolvimento regional e, de acordo com estimativas recentes, poderá proporcionar investimentos da ordem de 15 bilhões de reais”.