08-Nov-2017 15:03
Cursos

Governo de SP lança primeiro curso superior de Gestão de Energia e Eficiência Energética

Fatec Campinas será a primeira unidade do Centro Paula Souza a oferecer nova graduação tecnológica; inscrições para o Vestibular estão abertas

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Campinas será a primeira unidade do Centro Paula Souza (CPS), instituição do Governo do Estado de São Paulo, a oferecer o curso superior tecnológico de Gestão de Energia e Eficiência Energética. Inédita no Brasil, a nova graduação foi desenvolvida por meio de parceria da instituição com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

O lançamento oficial do curso ocorreu nesta terça-feira, 7 de novembro, na sede do CPS, localizada no bairro de Santa Ifigênia, na Capital.

“O Centro Paula Souza é uma instituição de excelência na formação profissional de jovens. Este curso atende mais uma demanda do mercado de forma inovadora no país. É bom lembrar também sobre a importância da eficiência energética, que gera economia de energia, financeira e colabora com o meio ambiente”, explica Ricardo Toledo, secretário-adjunto da Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo.

Unindo conhecimento tecnológico de sistemas energéticos com a compreensão do funcionamento do mercado de energia e das metodologias de análise de cenários, o tecnólogo em Gestão de Energia e Eficiência Energética estará apto a trabalhar com as questões econômicas e gerenciais para as tomadas de decisões relativas à geração ou à utilização da energia em empresas ou instituições.

“Nosso objetivo também é fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento para atender às demandas tecnológicas deste setor estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza.

Inicialmente, a Fatec Campinas vai oferecer 40 vagas no período da noite neste Vestibular para o primeiro semestre de 2018, que está com inscrições abertas pela internet. O curso tem duração de três anos.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 207 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 82 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Secretaria de Energia e Mineração
Deixe seu Recado