AveSui Biocombustível Bioenergia Biomassa América Latina Comentário B&B Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Geral Insumos Meio Ambiente Pesquisa e Desenvolvimento Sustentabilidade Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
P&D

Governador de SC destaca papel da Embrapa no aproveitamento do biogás

Embrapa Suínos e Aves
29-Mai-2013 08:58 - Atualizado em 20/04/2016 14:44

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, conheceu ontem, 27 de maio, a estrutura da Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, voltado ao tratamento e aproveitamento dos resíduos das produções de suínos e aves. A visita aconteceu durante a inauguração do primeiro Laboratório de Estudos em Biogás de Santa Catarina, que faz parte do Laboratório de Análises Físico-Químicas da Embrapa Suínos e Aves. “Tenho certeza que o trabalho da Embrapa será decisivo para que os catarinenses mantenham seu protagonismo na produção de suínos e aves”, disse o governador.

O Laboratório de Estudos em Biogás é resultado de um convênio com a SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), que auxiliou com recursos financeiros, a DBFZ (Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa) e a GIZ (Sociedade Alemã de Cooperação Internacional), que compartilharam tecnologia e treinamento para os técnicos da Embrapa Suínos e Aves na cidade alemã de Leipzig. O projeto também teve o apoio da BGT Energie, empresa que desenvolve projetos de usinas de gás e energia.

A partir de agora, a Embrapa Suínos e Aves terá ainda mais condições para realizar análises físico-químicas de resíduos orgânicos da produção (das propriedades rurais e dos frigoríficos), avaliando assim a qualidade e o potencial de geração de biogás resultante da decomposição anaeróbia dos substratos disponíveis no Estado. “Temos um primeiro entendimento para iniciar ainda em 2013 a análise de sete resíduos e indicar o potencial de geração de biogás deles. Essas análises vão servir de subsídio para a instalação de empreendimentos voltados à geração de biogás no Estado”, explicou o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.

O governador Raimundo Colombo destacou o desafio que a suinocultura e a avicultura de Santa Catarina precisam superar nos próximos anos. “Como temos déficit de grãos, precisamos estar sempre no limiar da inovação tecnológica para que continuemos na liderança dessas duas atividades. A transformação dos resíduos em renda é um passo importante nesta direção”, afirmou. O presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, destacou ainda a parceria com a Embrapa Suínos e Aves. “Ter a Embrapa ao nosso lado é a certeza de que teremos resultados importantes num curto espaço de tempo”, previu Polêse.

De acordo com o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, o Laboratório de Estudos em Biogás já está à disposição de órgãos públicos e empresas privadas que pretendem desenvolver ações voltadas ao aproveitamento de resíduos da produção. “Nossa intenção é assinar acordos de cooperação técnica que nos permitam avançar em nossas pesquisas e, ao mesmo tempo, oferecer serviços importantes às cadeias produtivas com as quais atuamos”, completou o pesquisador.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade