Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Incentivo

Google e Total iniciam projeto para aumentar o uso de energia solar em residências

A gigante francesa de energia Total e o Google Cloud se uniram para acelerar a difusão da energia solar na Europa e em todo o mundo.  

Google e Total iniciam projeto para aumentar o uso de energia solar em residências

A gigante francesa de energia Total e o Google Cloud se uniram para acelerar a difusão da energia solar na Europa e em todo o mundo.

A dupla desenvolveu uma ferramenta Solar Mapper que usará tecnologia de inteligência artificial para avaliar rapidamente o potencial da energia solar em residências na Europa e em todo o mundo, disse a Total entrevista recente. A empresa acrescentou que a ferramenta, que vai acelerar o lançamento de painéis solares, também será desenvolvida para edifícios industriais e comerciais.

Isso faz parte da ambição da Total de ser líder global em energia renovável até 2050. A Alphabet, proprietária do Google, tem uma meta de longo prazo de ser livre de carbono até 2030 e está investindo em tecnologia que ajudará 500 cidades a reduzir as emissões de carbono.

“O Solar Mapper permitirá que a Total instale painéis solares em telhados com mais rapidez para fornecer energia solar mais acessível e acessível para seus clientes”, disse Marie-Noel Semeria, CTO da empresa francesa.

No Brasil, instituições federais entendem a importância do uso dessa fonte renovável, recentemente o Instituto Federal Catarinense (IFC) implantou em seus campi painéis de energia fotovoltaica, visando reduzir o custo da energia elétrica na instituição.

No mês passado, o grupo francês anunciou planos para aumentar o investimento em energia renovável e eletricidade para US $ 3 bilhões ao ano até 2030, dos atuais US $ 2 bilhões ao ano. A Total disse que planeja investir pesadamente em energia solar e eólica onshore e offshore.

Esse grande projeto envolvendo o Google e Total pode trazer excelente benefícios para o Brasil, pois de acordo com um estudo realizado pelo WRI Brasil com apoio de instituições como a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) mostram que empregos envolvendo projetos sustentáveis representam uma grande parte da economia brasileira, gerando milhões de empregos.