Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

GE ultrapassa Vestas em geração eólica

Companhia dinamarquesa, que passa por problemas, foi superada pela americana em 2012 em termos de capacidade instalada de produção de turbinas.

GE ultrapassa Vestas em geração eólica

A Vestas perdeu o posto de maior fabricante de turbinas eólicas do mundo pela primeira vez em 12 anos, depois que a General Electric (GE) passou a ocupar a liderança em novos rankings do setor. A companhia dinamarquesa, que passa por problemas, foi superada pela GE em 2012 em termos de capacidade instalada de produção de turbinas, segundo números divulgados pela consultoria BTM Consult.

A GE, maior fabricante de turbinas em seu mercado doméstico, os Estados Unidos, beneficiou-se de uma corrida para a instalação de parques eólicos em antecipação ao esperado fim do importante subsídio concedido pelo governo americano ao setor, no fim do ano passado.

O subsídio, conhecido como crédito fiscal para a produção de energia, acabou sendo ampliado em um ano, como parte do acordo firmado no começo deste ano para evitar o abismo fiscal.

Mais de 8 gigawatts de capacidade de geração de energia eólica foram instalados nos EUA nos últimos três meses de 2012, de um total anual de 13 gW, segundo mostram novos números do Global Wind Energy Council.

Por outro lado, a Vestas viu o preço da ação despencar após um plano de expansão mal programado no começo da crise financeira global. “A Vestas está tendo notícia ruim após notícia ruim”, diz Aris Karcanias da BTM Consult, que faz parte da Navigant Consulting.

A incerteza causada pela discussão envolvendo o subsídio nos EUA resvalou para muitos países no ano passado, juntamente com outros desafios para o setor que sacudiram os rankings da BTM-Navigant, especialmente para os fabricantes chineses.

Seis anos atrás, não havia um único fabricante chinês de turbinas eólicas entre os dez maiores do mundo, mas em 2011 já eram quatro, liderados pela Goldwind, que ficou em segundo lugar, perdendo apenas para a Vestas.

Agora, a Goldwind deixou de aparecer entre as cinco maiores e embora as outras três maiores chinesas – Sinovel, United Power e Ming Yang – ainda estejam entre as dez maiores, a Sinovel conseguiu permanecer entre elas por pouco e nenhuma figura entre as cinco maiores.