Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

GE fecha parceria com a Scatec Solar para projeto solar de 162 megawatts no Brasil

A GE ganhou no total mais de 1GW em novos contratos de Inversores Fotovoltaicos no Brasil

A GE Power (NYSE: GE) foi escolhida pela Scatec Solar para fornecer skids solares fotovoltaicos (PV) para um projeto solar de 162 megawatts (MW) localizado em Quixeré, Estado do Ceará, Brasil.

O Brasil é o maior mercado de energia renovável da América Latina. Hoje, cerca de 76% de sua eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis. A ambição de energia renovável não para por aqui, já que o país prevê a criação de até 7 giga watts da capacidade de geração solar conectada ao Sistema Integrado Nacional até 2024. Em comparação com a atual capacidade de geração de energia solar acima de 300MW, o potencial de crescimento é enorme.

“Temos uma forte ambição para o mercado solar brasileiro. Estamos buscando parceiros de tecnologia que nos ajudem a manter nossa competitividade global como desenvolvedor, produtor e operador de energia solar fotovoltaica integrada “, disse Marcelo Taulois, gerente geral da Scatec Solar no Brasil. “A GE possui um histórico comprovado na indústria solar e sua solução de conversor de 1.500 volts agregam uma alor visível para o desenvolvimento da planta. Estamos satisfeitos com a parceria com a GE para desencadear a energia solar no Brasil”.

“O Brasil é um dos nossos principais países para crescer a pegada do negócio solar. Ganhar esta ordem fortalecerá nossa posição no mercado solar de escala de utilidade no país “, disse Patrick Fetzer, CEO do Segmento de Solar do negócio de Power Conversion da GE. “Estamos felizes por ser escolhidos pela Scatec Solar, e esperamos que este projeto solar abrirá caminhos para mais parcerias com eles no futuro próximo”.

A solução do skid LV5 apresentará os inversores solares LV5 de 1,1MWac da GE, que exigem menos cabos, String Combiner Boxes e infraestrutura associada para a instalação das estações conversoras. Graças à maior tensão, a solução do inversor também é mais eficiente em comparação com os seus pares de 1.000 volts. Pode reduzir até 3% dos custos do sistema e economizar até 15% nas despesas operacionais do inversor.

A GE também foi a primeira empresa a ter introduzido inversores solares de 1.500 volts no mercado brasileiro que estão credenciados no programa Finame do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do Brasil. O credenciamento indica que o produto está em conformidade com o requisito de conteúdo local do governo de 60% e permitirá que os clientes da GE obtenham financiamento do BNDES e do Nordeste do Brasil (BNB) a taxas de juros mais atrativas. Os equipamentos construídos para as plantas da Scatec Solar serão fabricados no Brasil.

O projeto solar de 162 MW foi escolhido no processo de leilão realizado pelo regulador nacional de energia elétrica do Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2015.