Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Furnas procura parceria privada para leilão de energia nova

Estatal está em busca de empresas privadas para concorrer ao leilão A-3 de energia nova. Empreendimentos de geração eólica, térmica à biomassa e à gás natural estão na mira.

Furnas procura parceria privada para leilão de energia nova

A Furnas, geradora e transmissora de energia controlada pela Eletrobras, anunciou sua intenção de constituir parceria com empresas privadas para participar no leilão de compra de energia elétrica de novos empreendimentos de geração eólica,

Dentre os que cumprirem os requisitos de qualificação técnica e financeira necessários, a Furnas deverá escolher aquele que oferecer as melhores condições de retorno ao empreendimento e passíveis de aferição com critérios objetivos.

O prazo para os interessados vai até as 18h do dia 24 de janeiro. A parceria será no formato de consórcio e tem o objetivo de constituir Sociedade de Propósito Específico (SPE) caso a proposta apresentada tenha êxito no Leilão A-3 deste ano.

Como sugere a denominação do certame, os empreendimentos leiloados devem entrar em operação três anos após a homologação.

O leilão acontece no dia 22 de março e possui 598 empreendimentos inscritos, somando potência de 25.850 megawatts (MW).

Do montante cadastrado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a maior parte dos projetos de geração é ligada à fonte eólica. São 524 parques, que representam 88% de toda a oferta de usinas.