Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mobilidade

Frota de veículos elétricos cresce em 2018

Com esse crescimento, empresas da área de energia têm investido em projetos de infraestrutura para atender esta demanda

Frota de veículos elétricos cresce em 2018

De acordo com dados divulgados  pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) o Brasil atingiu o recorde nacional de venda de veículos elétricos e híbridos em 2018. Foram vendidos de cerca de 4.000, um aumento superior a 20% em comparação com 2017.

O governo tem incentivado a adoção de tecnologias que aumentem a eficiência energética. Em dezembro, foi sancionado o novo programa de incentivos para montadoras no Brasil, o Rota 2030. Entre os benefícios, está a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os modelos movidos à eletricidade. Atualmente, de acordo com o DENATRAN, circulam no país 10 mil veículos – juntando elétricos e híbridos -, mas segundo as projeções da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em 2026, essa frota deve aumentar para, aproximadamente, 360 mil veículos. Isso exige cada vez mais equipamentos e soluções compatíveis que preservem o meio ambiente, ofereçam uma carga rápida e também diminuam os custos com energia elétrica

Com esse crescimento, empresas da área de energia tem investido em projetos de infraestrutura para atender esta demanda, como por exempli a NeoSolar.  O sócio-diretor da empresa, Raphael Pintão, diz que foram cerca de 100 carregadores instalados, tanto para uso individual (em residência) quanto para uso coletivo (shoppings, coworking e empreendimentos residenciais e comerciais). “Em 2018, esse segmento já representou 3% do faturamento total da NeoSolar, em um ano em que superamos os 60% de crescimento total. Acreditamos que esse ano, mesmo projetando um crescimento total de pelo menos 40%, a participação dos veículos elétricos deve aumentar”, acrescenta.

O diretor da Neosolar explica que os carregadores podem ser conectados à rede elétrica comum, sendo necessária apenas a adaptação elétrica do local para o equipamento. Porém, também é possível produzir o próprio combustível empregando energia 100% limpa. A empresa oferece, por exemplo, um modelo chamado CarPort, que basicamente é uma garagem ou cobertura feita com painéis solares, vinculada a um inversor de carga e ao próprio carregador. Dessa forma, a energia é injetada na rede pelos inversores, utilizada pelos carregadores e, então, transferida para o veículo. Há também a possibilidade de que as placas sejam instaladas sobre o telhado da residência. “A quantidade de painéis solares para abastecer o carro vai depender da radiação solar da região, da eficiência dos painéis, do carro e de seu padrão de uso, mas de maneira aproximada, um carro consome o equivalente à geração de dois a seis painéis solares de 2 metros”, afirma.