Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bioenergia

FRÍSIA: Energia solar reduz em até 80% custo ao produtor rural

Os números foram destacados no evento “Energia Solar Fotovoltaica”, realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com mais de 100 associados

FRÍSIA: Energia solar reduz em até 80% custo ao produtor rural

A energia solar pode gerar uma redução de 70% a 80% no custo de energia elétrica nas propriedades rurais. Os números foram destacados no evento “Energia Solar Fotovoltaica”, realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com mais de 100 associados. As apresentações aconteceram no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).

O evento propôs a discussão sobre os benefícios do uso dessa energia alternativa, tratando do mercado e apresentando as vantagens na implantação. O objetivo foi oportunizar ao cooperado a possibilidade de se informar sobre essa fonte de energia. “Foi destacado o alto potencial desse tipo de energia e as opções que o produtor tem para reduzir seus custos”, explica o coordenador ambiental e florestal da Frísia, Francis Bavoso.

Além das palestras, os cooperados tiveram contato com empresas fornecedoras das tecnologias e instituições de crédito. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia a implantação de equipamentos para a geração de energia solar.

Segundo Bavoso, essa aproximação cooperados-empresas auxiliou os produtores rurais a buscarem em um único local orçamentos e estudos de viabilidade exclusivos para cada necessidade, o que facilita a escolha e a busca pelo produto mais competitivo. “Antes, essa era uma tecnologia cara, agora está mais acessível, pois há novas opções no mercado”, avalia o coordenador da Frísia.