Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energias Renováveis

Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético promove debate sobre produção sustentável

Encontro foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético

O secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, participou nesta quinta-feira, 17 de agosto, da reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético, presidida pelo deputado Roberto Morais, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para falar sobre a participação das energias renováveis na matriz paulista.

Representantes da cadeia produtiva da cana, os secretários estaduais de Meio Ambiente, Agricultura, Energia e Mineração, e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) alinharam os pleitos do setor no âmbito legislativo, reforçando as principais ações da indústria nas áreas ambiental, agrícola e energética.

Além da apresentação das possibilidades de expansão da produção de energia elétrica a partir da queima da palha e bagaço de cana-de-açúcar, João Carlos Meirelles, destacou este trabalho integrado dos órgãos governamentais, e o quanto esta cooperação tem contribuído para a modernização do setor no Estado. De acordo com o titular da Pasta de Energia e Mineração, a discussão do RenovaBio “permitirá desatrelar os preços dos combustíveis das meras referências tributárias”.

Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura, em complemento a fala de Meirelles, ressaltou três importantes agendas que precisam do apoio da Frente Parlamentar. São elas: ação institucional no Tribunal de Justiça de São Paulo contra a liminar de inconstitucionalidade do Programa de Regularização Ambiental (PRA); maior incentivo aos Institutos de Pesquisa; e uma manifestação pública favorável ao RenovaBio, programa de “descarbonização” do transporte no Brasil prevendo a expansão da indústria de biocombustíveis.

Ricardo Salles, secretário de Meio Ambiente, salientou a importância da integração permanente entre as três pastas do governo paulista com o segmento canavieiro para a proteção ambiental em consonância com a produção agrícola e energética. “Soma-se a esse conjunto de ações o comprometimento da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, que tem trabalhado de forma acentuada na fiscalização e investigação de incêndios criminosos e acidentais no interior do Estado”, afirmou.

Elizabeth Farina, presidente da Unica, destacou em seu discurso que a entidade tem como missão atuar na construção de diálogos público-privados que favoreçam o ambiente institucional e a criação de medidas que assegurem o desenvolvimento do setor. “Foi fundamental nesse momento provocar este encontro na Assembleia. É a casa onde se faz as regras que temos de seguir, o local correto para se discutir o futuro de uma atividade que tanto tem contribuído para o crescimento do País”.

Pedro Mizutani, presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, reforçou o papel fundamental da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroenergético de SP na esfera federal. Segundo o executivo, as lideranças políticas do maior estado produtor de cana da nação podem e devem intensificar a sua atuação em Brasília a favor dos pleitos que tramitam no Congresso Nacional.