Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Transição

França considera conversão de usina de carvão a biomassa

O Ministério Francês da Transição Ecológica e Solidária fez o anúncio em 23 de janeiro.

França considera conversão de usina de carvão a biomassa

O governo da França anunciou no dia 23 de janeiro que está trabalhando em conjunto com a Eletricité de France (EDF), uma concessionária de energia elétrica francesa, converter a usina Cordemais, de 1.200 MW, de carvão para biomassa.

De acordo com informações divulgadas pelo ministério, a França pretende interromper a produção de eletricidade a partir de usinas a carvão em 2022, como parte de seu esforço para reduzir as emissões de dióxido de carbono e responder ao aquecimento global. Converter a usina de Cordemais emO estudo que está sendo conduzido pelo ministério e pela EDF considerará o impacto da conversão de biomassa na qualidade do ar. Também abordará a viabilidade econômica de abastecer a usina com biomassa e incluir análises adicionais relacionadas à segurança da rede elétrica no oeste da França.

De acordo com a EDF, a usina de Cordemais tem duas unidades de produção de carvão, cada uma com uma capacidade de 600 MW. A fábrica foi comissionada em 1970. As informações publicadas nos sites da EDF indicam que a instalação atualmente emprega 378 trabalhadores permanentes e apoia 250 empregos associados a empresas de serviços.

Como parte do projeto Ecocombust, a EDF disse que o combustível de biomassa está atualmente sendo testado na fábrica de Cordemais. O teste está empregando combustível produzido localmente a partir da porção lenhosa de resíduos vegetais. Esse material é densificado no local usando vapor produzido pela planta. De acordo com a EDF, o projeto também está estudando a produção de pellets de madeira de classe B. Se o teste tiver um resultado positivo, a EDF disse que a instalação poderia inicialmente produzir aproximadamente 50% de biomassa. No médio prazo, a empresa pretende atingir 80 por cento de cofiring ou queimar a planta com 100 por cento de biomassa.