Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Fórum discute soluções para destinar dejetos na pecuária

Encontro realizado pelo Mapa acontece, nesta quarta-feira, em Recife

Como parte da edição 2017 da feira Agrinordeste, que começa nesta quarta-feira (23), em Recife, será realizado o Fórum de Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa.

O objetivo do fórum é sensibilizar os participantes da cadeia de bovinocultura de leite e de corte para o uso de tecnologias redutoras de emissão de carbono, agregando maior sustentabilidade às atividades. O evento reúne também pesquisadores, integrantes de instituições educativas, governamentais, financeiras e representantes da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (SENAR/PE), do Banco do Nordeste e da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.

O reaproveitamento dos resíduos dos animais mitiga os impactos ambientais, aumenta a oferta de energia e biofertilizantes e reduz os custos de produção. Três servidores do ministério da Agricultura serão palestrantes ou coordenarão a abordagem dos temas: ”Plano ABC e a Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”, ministrada pelo fiscal federal agropecuário Maurício Oliveira; “Tecnologia de Produção Mais Limpa na Pecuária Intensiva”, apresentada pelo consultor Cleandro Pazinato Dias e “Geração de Renda a partir dos Dejetos da Pecuária”, coordenada pelo consultor Fabiano Coser.

Consultores do Mapa contratados para o projeto ABC reuniram modelos de tratamento de dejetos na pecuária intensiva, seguidos da avaliação econômica de cada um e o resultado dessa pesquisa será divulgado no fórum.

Fórum Sobre Pecuária Intensiva de Baixa Emissão de Carbono
Programação:
10h: Plano ABC e a pecuária de baixa emissão de carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite.
Palestrante: Maurício Carvalho de Oliveira – Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura
10h30: Tecnologia de produção mais limpa na pecuária intensiva
Palestrante: Cleandro Pazinato Dias – Médico Veterinário e Consultor do Ministério da Agricultura
11h15: Geração de renda a partir dos dejetos da pecuária: biofertilizantes, biogás e energia elétrica.
Palestrante: Fabiano Coser – Médico Veterinário e Consultor do Ministério da Agricultura
12h00: Espaço para debate e perguntas
12h20: Encerramento

Serviço
O que: Fórum Sobre Pecuária Intensiva de Baixa Emissão de Carbono
Onde: Agrinordeste – Recife/PE – Centro de Convenções de Pernambuco
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: 10h às 12h30
Contato: 81 3972-5377