Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento

Fontes renováveis ficam mais baratas de acordo com relatório da Irena

As reduções de custos, particularmente para as tecnologias de energia solar e eólica, devem continuar na próxima década, segundo o novo relatório

Fontes renováveis ficam mais baratas de acordo com relatório da Irena

A energia renovável já é a fonte de eletricidade mais barata em muitas partes do mundo, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).  Segundo a agência o relatório contribui para a discussão internacional sobre o aumento da ação climática em todo o mundo, antes da reunião preparatória global de Abu Dhabi para a Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas em setembro.

Com os preços em queda, a vantagem de custo das energias renováveis ??se estenderá ainda mais, dizem os Custos de Geração de Energia Renovável em 2018, com  base em uma análise abrangente dos dados de projetos em todo o mundo. Isso fortalecerá o business case e solidificará o papel das energias renováveis ??como o motor da transformação global de energia.

“O poder renovável é a espinha dorsal de qualquer desenvolvimento que tenha como objetivo ser sustentável”, disse o diretor-geral da IRENA, Francesco La Camera. “Devemos fazer tudo o que pudermos para acelerar as energias renováveis, se quisermos cumprir os objetivos climáticos do Acordo de Paris. O relatório de hoje envia um sinal claro para a comunidade internacional: A energia renovável fornece aos países uma solução climática de baixo custo que permite a expansão de ações.

“Para aproveitar totalmente a oportunidade econômica das energias renováveis, a IRENA trabalhará em estreita colaboração com nossos membros e parceiros-chave para facilitar soluções locais e ações coordenadas que resultarão em projetos de energia renovável.”

Os custos para tecnologias de energia renovável caíram para um recorde baixo no ano passado. O custo médio ponderado global da eletricidade proveniente de energia solar concentrada (CSP) diminuiu 26%, bioenergia 14%, energia solar fotovoltaica (PV) e energia eólica onshore em 13%, energia hidroelétrica em 12% e energia eólica geotérmica e offshore em 1%. respectivamente.

As reduções de custos, particularmente para as tecnologias de energia solar e eólica, devem continuar na próxima década, segundo o novo relatório. De acordo com o banco de dados global da Irena, mais de três quartos da energia eólica onshore e quatro quintos dos projetos solares fotovoltaicos que serão comissionados no próximo ano produzirão energia a preços mais baixos do que as opções mais baratas de carvão, petróleo ou gás natural. Crucialmente, eles estão dispostos a fazê-lo sem assistência financeira.

Os custos de energia eólica terrestre e solar fotovoltaica entre três e quatro centavos de dólar dos EUA por quilowatt / hora já são possíveis em áreas com bons recursos e permitindo estruturas regulatórias e institucionais. Por exemplo, os preços de leilão recordes para a energia solar fotovoltaica no Chile, México, Peru, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos tiveram um custo nivelado de eletricidade de apenas três centavos de dólar por quilowatt / hora (US $ 0,03 / kWh).