Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia renovável

Fonte solar fotovoltaica lidera cadastro de novos projetos nos Leilões de Energia Nova

Ao todo, são 1.841 projetos cadastrados, com 66,8 gigawatts ofertados, o equivalente a mais de um terço da potência atual da matriz elétrica brasileira, diz ABSOLAR.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os projetos de usinas solares fotovoltaicas cadastrados nos Leilões de Energia Nova (LEN) A-3 e A-4 de 2021, anunciados semana passada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), respondem por 62,5% de toda a potência disponível nestes certames do governo federal.

Os leilões serão realizados de forma sequencial, em 25 de junho de 2021, com a participação de empreendimentos solares fotovoltaicos, eólicos, hidrelétricos e termelétricos a biomassa. Ao todo, foram cadastrados 1.841 projetos, totalizando 66,8 gigawatts (GW) de potência, o equivalente a mais de um terço da potência atual da matriz elétrica brasileira.

A fonte solar fotovoltaica foi destaque, com o cadastro de 1.050 projetos, totalizando 41,8 GW MW de potência. O Nordeste foi a região com mais projetos cadastros, liderado pela Bahia com 597 projetos, totalizando 20,7 GW.

No segmento de grandes usinas solares, a chamada geração centralizada, o Brasil possui atualmente 3,1 gigawatts (GW) de potência operacional, o equivalente a apenas 1,7% da matriz elétrica do País.