Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Florestas Plantadas: Câmara discute ações para 2013

A prospecção de tecnologia agropecuária para fomentar a agricultura de precisão e ampliar a produtividade sem a expansão da área é defendida pelo Ministério da Agricultura.

Florestas Plantadas: Câmara discute ações para 2013

Para ampliar o uso da Agricultura de Precisão (AP) no País que impacta no aperfeiçoamento do uso dos insumos agrícolas, na redução dos impactos ambientais da produção, e no aumento da lucratividade do produtor, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) expôs aos integrantes da Câmara Setorial de Florestas Plantadas as ações colocadas em prática em 2012, e o que pretende fazer neste ano. A explanação foi durante reunião, em Brasília, ontem, dia 25 de fevereiro.

Segundo o chefe da Divisão de Prospecção de Tecnologia Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Fabrício Juntolli, o Mapa promoveu diferentes atividades ao longo do ano passado, entre as quais a capacitação de seus técnicos sobre a Agricultura de Precisão nas diferentes regiões do País. A intenção é que um número cada vez maior de agricultores utilizem as ferramentas da AP para melhorar a gestão de suas unidades produtivas e ganhar em competitividade e sustentabilidade. Por isso, para este ano, o setor tem metas ousadas para melhorar a gestão.

Entre as ações para 2013, o convênio que será firmado entre o Mapa e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a realização de cursos de capacitação em gestão da propriedade em AP, em diferentes regiões do País. O objetivo é mostrar o que é a Agricultura de Precisão, a sua importância para o produtor, bem como as vantagens econômicas para quem produz.

Além das discussões que envolveram a AP, os integrantes da Câmara também conheceram em detalhes os recursos já disponibilizados pelo Plano Agrícola e Pecuário (2012/2013), o balanço do registro de agrotóxicos para o setor de Florestas Plantadas e o calendário de participações do Mapa em feiras e missões no Brasil e exterior.