Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

Fiat testará recurso de mudança automática para modo elétrico em carros híbridos

Projeto pode permitir que carros híbridos alternem automaticamente para modo elétrico ao entrar em centros congestionados

Fiat testará recurso de mudança automática para modo elétrico em carros híbridos

A Fiat Chrysler está testando um projeto em Turim para permitir que seus carros híbridos alternem automaticamente para o modo elétrico ao entrar em centros urbanos congestionados.

O projeto, que visa maximizar os benefícios ambientais dos carros híbridos, surge conforme a Fiat Chrysler (FCA) lança seus primeiros modelos de motores alternativos, tentando alcançar as rivais que já oferecem uma vasta gama de veículos elétricos e híbridos na Europa.

O ‘Turin Geofencing Lab’, que envolve autoridades da cidade e a agência de transporte público GTT, é baseado em um sistema protótipo com sensores totalmente integrados, permitindo que um carro reconheça quando entra em uma zona de tráfego restrito, disse a FCA nesta quarta-feira (3).

Os sensores automaticamente desligam o motor de combustão e passam para o modo elétrico.

Isso permitiria que carros híbridos desfrutassem de benefícios para veículos elétricos no centro da cidade, incluindo vagas de estacionamento exclusivas.

O sistema foi testado inicialmente no novo modelo híbrido plug-in Jeep Renegade 4xe. Os testes podem ser estendidos aos outros modelos híbridos do grupo a partir do próximo ano.

A crise de Covid-19 não atrasou significativamente os planos da FCA de lançar seus primeiros modelos totalmente elétricos e híbridos. Uma versão elétrica do Fiat 500 e versões híbridas plug-in dos modelos Renegade e Compass da Jeep devem chegar ao mercado no verão do Hemisfério Norte.