Fepam emite Licença Prévia para complexo eólico na Fronteira Oeste
O Complexo Eólico Três Divisas será construído na confluência dos municípios de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a Licença Prévia (LP) que assegura a viabilidade ambiental para a construção do Complexo Eólico Três Divisas, na confluência dos municípios de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana. O empreendimento ocupará área de 20.928 hectares e prevê a instalação de 180 aerogeradores com 4,5 megawatts (MW) de potência unitária, que serão implantados em 18 parques eólicos, totalizando 810 MW de potência a instalar.
Presidente da Fepam, Marjorie Kauffman destacou a importância da obra para a região. “Compreendendo a relevância do empreendimento, não só para os municípios abrangidos, mas como para todo o Estado, a Fepam se dedicou muito para analisar todos os requisitos ambientais e fazer os apontamentos necessários para que a licença pudesse ser emitida em um prazo bastante curto: foram 180 dias de análise, com todo o rigor técnico necessário”, completou.
Estima-se que serão gerados cerca de 200 empregos diretos durante a fase de implantação do empreendimento. A operação do parque eólico exigirá 40 cargos diretos de média e alta qualificação nas atividades de operação e manutenção.
Além disso, a obra deverá movimentar R$ 3,6 bilhões na economia regional, considerando a grande quantidade de serviços que será necessária para apoiar a nova atividade, como locação de equipamentos, hotelaria e alimentação, obras civis das estradas, produção e transporte dos equipamentos e estruturas do parque eólico, além de demanda por estudos e serviços técnicos especializados.
A responsabilidade pela obra é da Ybytu Empreendimentos de Energia Renovável S.A. A emissão da LP ocorreu no dia 18 de novembro e o próximo passo é a solicitação, por parte do empreendedor, da Licença de Instalação (LI).
Assuntos do Momento

Energia solar representa 8,1% da matriz elétrica do país
Energias renováveis e construções sustentáveis são tema de evento no interior de São Paulo

Setores de energia solar e eólica podem gerar 2 milhões de empregos no Nordeste
Além de estimular a implementação de fontes limpas, investimentos verdes devem levar em consideração as populações locais e a proteção do meio ambiente

Brasil atingiu 17 GW de potência solar
Marca equivale a 8,4% da matriz energética do país

Cresce frota de caminhões 100% elétricos refrigerados da Seara
Os veículos serão fornecidos pela No Carbon, nova empresa da JBS Novos Negócios especializada em locação de caminhões movidos a eletricidade

Calculadora dimensiona área de plantio de bambu para capturar gás carbônico
Projeto da Unifesp é uma alternativa natural para controlar a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera

Com projetos de energia rural, RenovaPR leva sustentabilidade ao campo
Programa alcançou o número de 3.154 projetos acatados pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná