Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Feira B&B

Feira Biomassa & Bioenergia começa amanhã (14)

Potencial brasileiro para geração de energia alternativa com matéria-prima oriunda da produção animal e agrícola será tema destaque na Feira Biomassa & Bioenergia.

A Feira Biomassa & Bioenergia, que começa amanhã e vai até o dia 16 de maio juntamente com a AveSui 2013 no CentroSul, em Florianópolis (SC), reunirá profissionais tarimbados durante o Seminário Internacional de Biomassa & Bioenergia para comprovar, mais uma vez, a eficácia da união entre o setor agrícola e o de energias renováveis. Durante Painel Biomassa & Bioenergia, que será coordenado pelo engenheiro Agrícola e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Paulo Armando de Oliveira, estudos de casos práticos de integração entre a cadeia de proteínas, geração de energia e proteção ao meio ambiente serão detalhados e os eficientes resultados evidenciados.

De acordo com Oliveira, comprovar a viabilidade econômica de projetos sustentáveis utilizando resíduos poluentes da suinocultura, por exemplo, é uma forma de associar soluções para os setores. “Apresentar os trabalhos da Embrapa envolvendo a cadeia de proteínas em eventos como este comprova que produção animal é fornecedora de matéria-prima tanto para geração de energia quanto para fertilização de plantações que, por sua vez, são a matéria-prima para alimentação animal, é um ciclo”, afirma.

O também pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e palestrante no Seminário, Marcio Busi, afirma que as pesquisas na área de biogás no Brasil e no mundo não são novas. A própria Embrapa estuda processos de biodigestão e produção de biogás desde o início dos anos 80. “Atualmente, entretanto, uma maior disponibilidade de produtos tecnológicos a um menor custo, associada com mão de obra mais especializada no campo deverá contribuir para que a prática do uso do biogás, por exemplo, como fonte de energia elétrica torne-se cada vez evidente”, acredita Busi. “Existem granjas autossuficientes que utilizam energia elétrica na própria unidade para suprir as demandas elétricas gerais incluindo as associadas com fábrica de rações in loco e que ainda revendem o excedente para a rede pública”, destaca o pesquisador. “Eventos como a Feira Biomassa & Bioenergia promovem a disseminação de tecnologia, fomentam novas pesquisas para solucionar algumas das lacunas ainda restantes, e promovem o interesse empresarial associado ao ramo da agroindústria e agroenergia”, completa Busi.

Fomentando a biomassa – O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Biomassa e Energia Renovável (Abib), Celso Oliveira, que também proferirá palestra no Seminário, ressalta que o Brasil possui grande potencial para fornecer, além de matéria prima para geração de energia, tecnologia e equipamentos para o processo de transformação. “A Abib quer construir a primeira unidade industrial de produção de pellets e briquetes com uso de equipamentos e tecnologia nacionais certificadas e com garantia de financiamento completo das empresas pelos bancos comerciais e qualidade de produto que atenda todas as especificações de ordem técnica da Europa e dos Estados Unidos”, afirma Oliveira, garantindo que todas estas informações serão ressaltadas durante o evento.

O engenheiro químico da Embrapa Agroenergia, Dr. José Dilcio Rocha, palestrante no Seminário, concorda com o presidente da Abib. “O Brasil como o gigante da biomassa e, portanto, da bioenergia, precisa discutir em fóruns como este organizado pela Gessulli Agribusiness, os novos caminhos desse importante setor para não desperdiçarmos nossos conhecimentos, mercados e a nossa liderança na área”, acrescenta Rocha.

Painel Reciclagem Animal – Com o tema “Coleta e processamento de mortalidade de aves e suínos”, o Painel Reciclagem Animal será coordenado pelo secretário Executivo da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Dr. Vinícius Marques. Para a entidade, a participação em eventos como a Feira Biomassa & Bioenergia, traz visibilidade a este setor, necessário à cadeia de produção de proteínas. Para isso, tema como “A indústria brasileira de reciclagem animal”, será abordado visando enfatizar o trabalho de classificação das empresas que atuam no setor e ainda não possuem reconhecimento e Classificação Normativa de Atividade Econômica (CNAE). A situação atual do setor, bem como as tecnologias aplicadas à campo, legislação brasileira e plano nacional de resíduos sólidos também serão abordados durante o Painel Reciclagem Animal. Os assuntos são pertinentes aos atores do setor que, após o lançamento do I Diagnóstico da Indústria de Reciclagem Animal pela Abra, em 2011, consideraram necessidade de direcionamento governamental específico.

Para finalizar o painel, palestra sobre “Legislação internacional e processamento de cadáveres a campos”, aponta as exigências de outros países para reciclagem animal. É intenção da Abra implantar um o “Selo de Qualidade das Farinhas de Gorduras de Origem Animal” para ressaltar as características destes produtos e, seguir as normas estrangeiras pode ser mais um dos caminhos para exportação.

Não deixe de participar dos Seminários e Painéis da Feira Biomassa & Bioenergia. As inscrições estão abertas. Informações completas podem ser obtidas através dos telefones: (11) 2118-31333 ou no site: https://www.avesui.com/biomassabioenergia.