Matriz Energética

FDR Energia aponta maior atratividade de renováveis em dez meses

Tocantins, Pará e Amazonas lideram o ranking do Índice de janeiro

FDR Energia aponta maior atratividade de renováveis em dez meses

A FDR Energia divulgou nesta segunda-feira, 22 de janeiro, a atualização do Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia relativo à janeiro de 2018. O valor médio para todo país ficou em “0,569” no mês, melhor índice dos últimos dez meses.

No ranking de atratividade entre as unidades da federação, o Tocantins continua na liderança com índice “0,733”. Em segundo lugar vem o estado do Pará, com “0,721”, seguido do Amazonas com “0,702”, Espírito Santo com “0,650” e Goiás com “0,648”. “O verão tem apresentado um bom volume de chuva em regiões significativas em termos energéticos para o sistema elétrico nacional”, explicou Erick Azevedo, sócio-diretor da FDR Energia. “Se essa tendência se confirmar nos próximos meses, teremos um ano de preços mais baixos no mercado livre”, sinalizou.

O levantamento aponta que estados que possuem valores no índice abaixo de 0,4 podem ser considerados inviáveis financeiramente para migração para o ACL. Já os que têm entre 0,4 e 0,6 podem ser considerados com viabilidade moderada e entre 0,6 e 0,8, com boa viabilidade. Acima de 0,8, com alta viabilidade.

O índice, tal qual o modelo do IDH, elaborado pela ONU, é calculado em um intervalo de “0,000”, para a menor atratividade, e “1,000” para a maior atratividade.