Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

Expansão sustentável da produção no agronegócio é desafio para países sul-americanos

Especialistas destacaram que, para se adequar às necessidades do mercado, é preciso investir em pesquisa e informação.

Com a expansão da área plantada e da produtividade por hectare, a América do Sul tem de refletir sobre como continuar crescendo e, ao mesmo tempo, alcançar sustentabilidade econômica e ambiental. O tema foi o foco da programação do 2º Fórum de Agricultura da América do Sul nesta sexta-feira (28). Especialistas destacaram que, para se adequar às necessidades do mercado, é preciso investir em pesquisa e informação.

O consultor em commodities e macroeconomia e coordenador da AGRBrasil (representante da AgResource no Brasil), Pedro Dejneka, participou do painel “Soja e Milho – Oferta supera demanda e redesenha mercado de grãos”. Ele mostrou, com base nos dados do USDA, que a relação de estoque e uso da soja nos Estados Unidos cresceu de 2,6% para 12,6% em um ano. “A tendência dos estoques globais é subir. Eu sei que os produtores não querem ouvir isso, mas tenho que alertá-los: a oferta está alcançando a demanda”, enfatizou.

O cenário, no entanto, não é desfavorável para o agronegócio brasileiro. Segundo Dejneka, o produtor precisa investir em informação de qualidade para estar pronto para qualquer mercado, seja com preços altos ou baixos. “Por mais preocupante que seja o quadro em médio e curto prazo, o mundo precisa do Brasil. Então o produtor precisa estar mais preparado para ter sustentabilidade no seu negócio, além de olhar os dados para ver quando desacelerar os investimentos”. O economista-chefe da AgResource, William Tierney, também participou do painel, que foi moderado pelo representante da empresa Agrotec do Paraguai, Jeferson de Santi.

O painel “O Futuro da Bioeconomia – Biotecnologia e bioenergia a serviço do campo e da cidade” também discutiu o crescimento sustentável da produção a partir da bioeconomia. Segundo o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Hugo Molinari, atender a demanda crescente de alimentos e evitar a escassez de água no futuro são desafios que encontram soluções na bioenergia. “Temos alternativas importantes na América do Sul, como a biomassa gerada a partir da cana de açúcar, do milho, das florestas e de resíduos urbanos e agrícolas”.

O presidente da Novozymes América Latina, Pedro Luiz Fernandes, destacou também o potencial da biomassa como ferramenta de desenvolvimento, especialmente em países como a China, os Estados Unidos e o Brasil. “Praticamente todos os materiais que atualmente são de origem fóssil podem ser substituídos pela biomassa, mas fomos criados em uma sociedade baseada em combustíveis fósseis. Então o desenvolvimento da bioeconomia passa também por uma mudança de mentalidade”, complementou. O painel foi mediado pelo chefe geral da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan.

Conferência
O economista do Banco Mundial, Hector Peña, participou da conferência “Os desafios da América do Sul rural”, moderada pelo gerente do Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira. Peña apresentou exemplos de políticas públicas e programas de sucesso do México, com foco principalmente no seguro agrícola, que podem ser tendências para os governos da América do Sul.

Expedição Agricultura Familiar
Ao final da conferência, foi lançado o 3º Fórum de Agricultura da América do Sul – Outlook Fórum 2015 e a Expedição Agricultura Familiar, do Agronegócio Gazeta do Povo. “O objetivo é destacar a importância da pequena propriedade no contexto atual de produção, em que a agricultura familiar não se restringe mais apenas ao papel de subsistência. Queremos envolver e mobilizar a sociedade organizada em torno do tema”, destacou Ferreira. A Expedição prevê a realização de seminários, visitas técnicas, levantamentos e análises, além da produção de um documentário, uma exposição fotográfica itinerante e um anuário.

Serviço
2º Fórum de Agricultura da América do Sul
Data: 27 e 28 de novembro de 2014
Local: Hotel Bourbon Cataratas Convention e Spa Resort
Rodovia das Cataratas, KM 2,5, Foz do Iguaçu-PR
Mais informações: www.agrooutlook.com