Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Evento no MME vai discutir geração termelétrica a gás natural

Workshop é o terceiro de uma série de debates sobre fontes energéticas. Estão previstas discussões sobre biomassa e eólicas off shore

Evento no MME vai discutir geração termelétrica a gás natural

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia vai realizar no dia 3 de outubro workshop sobre geração termelétrica a gás natural no Brasil. O evento é o terceiro de uma série de debates sobre fontes energéticas no âmbito do planejamento de longo prazo. Os dois primeiros workshops tiveram como temas Tecnologia de Pequenos Reatores Nucleares Modulares ( 26 de agosto) e Carvão Mineral – Geração Elétrica e Outros Usos (6 e 13 de setembro).

O debate de outubro foi organizado em parceria com o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas e terá como foco tecnologias, recursos, infraestrutura e desenho de mercado voltados para a geração térmica a gás. Estão previstas apresentações sobre projetos híbridos (gás natural e energia solar/eólica), inovações tecnológicas, cogeração, estruturação da cadeia de gás natural para atendimento a usinas térmicas, tipos de suprimento (pré-sal, onshore, GNL, malha de transporte), alternativas de monetização (térmicas na base, R2W, flexíveis), armazenamento de gás, desenho de mercado integração dos setores de gás natural e energia elétrica, aprimoramentos de regras de leilões, reformulação e modernização de regras de mercado e plataforma de comercialização de gás.

Está previsto ainda para o dia 17 do mês que vem outro debate sobre Recuperação Energética de Resíduos, feitas por usinas WTE (waste-to-energy). No dia 6 de novembro, o tema será Biomassa Florestal Dedicada e em 21 e 22 de novembro, Energia Eólica Offshore. Os interessados em participar dos eventos podem solicitar sua inscrição pelo e-mail [email protected], com indicação do workshop, nome, órgão/empresa, e-mail e telefone para contato. Os convites serão enviados com confirmação de data, horário e programação.