Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

ETH Bioenergia obtém certificado e poderá exportar açúcar à UE

Selo garante que o processo de produção cumpre normas de sustentabilidade indispensáveis no mundo corporativo de hoje e critérios ambientais, sociais e trabalhistas.

A ETH Bioenergia anunciou a obtenção da certificação internacional Bonsucro para 1,9 milhão de toneladas de açúcar. O selo garante que o processo de produção cumpre normas de sustentabilidade indispensáveis no mundo corporativo de hoje e critérios ambientais, sociais e trabalhistas. A empresa passa, assim, a poder exportar o produto à União Europeia, que desde o início deste ano exige a certificação para açúcar e álcool importados pelo bloco.

O açúcar certificado é da Unidade Conquista do Pontal, greenfield localizada no município de Mirante do Paranapanema (SP), há dois anos em operação. “A estratégia da ETH sempre considerou a competitividade e sustentabilidade como pilares do negócio e a certificação Bonsucro é o reconhecimento de que estamos implementando um modelo de negócios diferenciado no setor de bioenergia no Brasil”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia, criada em 2007 pela Organização Odebrecht.

A ETH é a terceira indústria sucroalcooleira brasileira a obter a certificação. Em junho, a Raízen, joint venture formada pela Cosan e Shell, anunciou a certificação inédita de 1,7 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, sendo 130 mil toneladas de açúcar e 63 milhões de litros de etanol, produzidos em Maracaí (SP) ? 50% da produção da unidade paulista.

Em outubro, foi a vez da Copersucar, a maior comercializadora de açúcar e etanol do país, obter o selo Bonsucro. Cinco de suas usinas associadas foram certificadas, respondendo a 7,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar certificada, sendo 470 mil toneladas de açúcar e 345 milhões de litros de etanol, no maior volume já certificado no país.