Fonte CEPEA

Eternit lança telha fotovoltaica

Cada telha produz 9,16 watts e tem dimensão de 365 x 475 mm

Eternit lança telha fotovoltaica

A Eternit lançou sua primeira telha fotovoltaica – Eternit Solar, com tecnologia desenvolvida no Brasil e aprovada pelo Inmetro. O produto, apresentado na Intersolar South América, realizada no final de agosto, em São Paulo, é inédito na aplicação do conjunto de células fotovoltaicas de silício diretamente no cimento, o que exigiu diversos testes e pesquisas.

Cada telha da Eternit Solar produz 9,16 watts e tem dimensão de 365 x 475 mm. A capacidade de produção média mensal de uma única telha é de 1,15 Kilowatts hora por mês (kwh/mês). Os modelos em concreto têm duas opções de acabamento e cinco cores: cinza grafite, cinza pérola, marfim palha, bege colonial e vermelha.

Segundo o diretor comercial do Grupo Eternit, Rodrigo Inácio, a estimativa é que essa tecnologia permita ao consumidor uma economia entre 10% e 20% no valor total da compra e da instalação das telhas fotovoltaicas, em relação aos painéis solares montados em cima de telhados comuns. O retorno sobre o investimento ocorre entre de 3 a 5 anos, dependendo do sistema.

Fundada há quase 80 anos, a empresa usará a marca Eternit Solar para nomear uma nova unidade que abrirá em breve pelo grupo para produzir e comercializar as linhas fotovoltaicas.

“Estamos desenvolvendo o processo industrial para fabricação em larga escala desta que é a primeira geração de telhas fotovoltaicas a passar nos testes de certificação do Inmetro, o que representa um momento importante para a companhia. Trabalhamos nesse projeto ao longo de um ano e agora estamos apresentando ao mercado de construção civil o primeiro modelo aprovado feito em concreto, com várias opções de cores e de acabamentos, e células fotovoltaicas integradas no material. Temos também outra linha, essa em fase final de desenvolvimento para futura homologação, utilizando telhas de fibrocimento. Em breve, os produtos estarão disponíveis para os consumidores”, afirma Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit.

As primeiras unidades fabricadas serão disponibilizadas para clientes selecionados, como parte de um projeto piloto. Após essa fase, o produto será comercializado em todo o País.

O Grupo Eternit mantém-se na liderança do mercado de coberturas no País, com crescimento de 48% no volume de venda de telhas de fibrocimento, no segundo trimestre desse ano em relação ao mesmo período de 2018. No acumulado ao ano, o aumento é de 34%. A produção e a comercialização de telhas de concreto com a marca Tégula são de aproximadamente um milhão de unidades.