Etanol de madeira: uma volta às origens
As florestas energéticas são uma realidade no país. Tratam-se de plantações florestais industriais, encabeçadas pela Embrapa Florestas Energéticas, cultivadas para o desenvolvimento de subprodutos, entre eles o papel, celulose e para a produção de energia e combustível. A utilização do etanol de madeira ainda é incipiente no país e seu processo precisa ser aprimorado. "A madeira é uma das fontes de extração do etanol, assim como o bagaço da cana. Só é preciso mudar o processo de obtenção do combustível", explica o analista e engenheiro florestal responsável pela área de energia do Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro, Waldir Quirino. "O etanol a partir da madeira já é utilizado desde a 2ª Guerra Mundial. É uma tecnologia antiga e agora se tenta aperfeiçoar o processo e adequar", completa.
O Brasil possui balanço energético renovável favorável. Mundialmente, a utilização dessas energias é de 10%, enquanto no Brasil, esse balanço varia entre 30% e 40%. "Felizmente, temos um contexto favorável pelo clima, condições e extensão do solo. Utilizamos etanol a partir da cana, além dos derivados da madeira, como a lenha, o carvão e o próprio biocombustível, que vem sendo estudado", define Quirino. As florestas para uso energético têm a possibilidade de garantir o fluxo de matérias-primas para as pesquisas de tecnologias para substituição dos combustíveis fósseis pela energia renovável da biomassa. Estas pesquisas, no entanto, não são grandes novidades para os profissionais do setor. "Os motores à explosão, foram desenvolvidos inicialmente com álcool. Os motores criados por Rudolf Diesel, na Alemanha, funcionavam com óleo de amendoim, ou seja, biocombustível. Então não podemos afirmar que esta é uma descoberta recente", esclarece Quirino.
Após a invenção desses motores, o combustível à base de petróleo passou a ter novas aplicações. Nesse período, até os últimos anos, o combustível fóssil foi considerado uma alternativa barata, de fácil obtenção, transporte e estocagem. "Recentemente estamos enxergando a poluição e os danos causados pelo óleo de petróleo ao mundo. Com isso, os renováveis, como o etanol de madeira, são opções sustentáveis", ressalta Quirino. "Voltamos então às nossas origens, com o objetivo de estudar um processo que torne o preço desse combustível competitivo desenvolvido com tecnologias também de baixo custo", finaliza.
Assuntos do Momento

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)
Produção de energia eólica offshore tem potencial de US$ 200 bilhões
“Seremos país exportador de energia e de combustíveis”, disse Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3