Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Estudo mostra que painéis solares de dupla face são mais eficientes

Cientistas do Instituto de Pesquisa de Energia Solar de Singapura (SERIS) demonstraram que tais geradores fotovoltaicos possuem rendimento de energia 35% maior em comparação com os modelos tradicionais

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Energia Solar de Singapura (SERIS) mostrou que painéis solares de dupla face aumentam o rendimento de energia em 35% em comparação aos tradicionais. Além de conseguirem captar energia dos dois lados (mesmo o que está virado para o chão pode captar a luz refletida), esses equipamentos têm uma tecnologia que os faz mover consoante para a direção do sol, de forma a serem mais eficientes. 

“Cada vez mais evidências apontam para que a tecnologia de dupla face e de rastreamento solar seja de confiança”, comenta o cientista Carlos Rodríguez-Gallegos, da SERIS. No entanto, ele alerta que as transições levam tempo, e o tempo terá de mostrar se as vantagens observadas são atraentes o suficiente para as pessoas fazerem uma troca.

Porém um estudo desenvolvido pela WoodMAc no ano passado já apontava o crescimento do uso dos painéis solares de dupla face para os próximos cinco anos. Na época já se estimava haver 5.4GW de capacidade instalada deste tipo de painéis solares, sendo que a maioria será na Ásia, em 2020. 

O estudo apontou ainda que, dentro de cinco anos, a distribuição será em partes iguais entre Ásia e América do Norte, sendo a capacidade instalada acumulada, multiplicada por dez. Estes são os números do mercado dos painéis solares de dupla face que, brevemente, serão a “norma” da energia solar fotovoltaica. Estes terão um melhor rendimento econômico do sistema e melhor eficiência energética, pois estes painéis de “duas caras” serão capazes de reconhecer a energia solar de ambos os lados do painel, usando a luz refletida desde a superfície do solo na parte posterior do painel.

A energia solar de dupla face herdou todas as vantagens da tecnologia dos painéis solares tradicionais, mas com uma maior potência e maior confiabilidade. Sendo que os fabricantes podem aumentar a eficiência mediante o uso de painéis solares de maior potência.

Ainda que os custos sejam mais elevados que os da energia solar tradicional, segundo as previsões da WoodMac, estes compensam devido à eficiência energética, que é significativamente maior e capaz de proporcionar um custo da energia.

Para garantir o financiamento da energia solar de dupla face, os fabricantes têm trabalhado lado a lado com laboratórios e clientes para recolher e replicar dados sobre o rendimento deste tipo de painéis solares, bem como validar assim esse mesmo rendimento energético deste tipo de painel de dupla face. Os dados do estudo da WoodMac mostram que o asfalto ajudou a produzir 11% de energia a mais, enquanto o solo natural cerca de 15% de energia a mais.