Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Países Baixos

Estudantes projetam carro movido a energia solar

Veículo ecológico e inteligente mostra a quantidade de energia que você economizará em comparação ao carro comum

Estudantes projetam carro movido a energia solar

Veículo ecológico e inteligente mostra a quantidade de energia que você economizará em comparação ao carro comumA busca pelo futuro do transporte com zero emissões não para. Seja nas grandes companhias ou dentro das faculdades, a corrida pelo veículo mais eficiente é o que move tantos experimentos. Exemplo dessas invenções é o carro projetado pela Universidade de Tecnologia Eindhoven, nos Países Baixos, para competir no desafio solar mundial.

Batizado de Stella vie, ele foi construído para ser mais eficiente do que sua versão anterior: o Stella lux. Ele participará de uma competição onde só entra os pioneiros da energia solar, que buscam o carro do futuro.

Ele é mais baixo do que carros tradicionais, tem portas grandes e é espaçoso. Possui assentos ergonomicamente otimizados e cinco vagas. Com um sistema de navegação solar incorporado, o veículo encontra a rota mais eficiente e até mostra a quantidade de energia que você economizará em comparação com um carro movido a combustível fóssil. Outra coisa bacana é que quando o motorista se aproxima do destino, o Stella orienta onde estacionar gratuitamente. Os critérios são apenas ser o mais próximo do local e ter maior incidência solar.

Para economizar energia, ele ainda dá um feedback para o condutor por meio de um sistema de iluminação embutida no veículo. A luz fica vermelha se ele freia ou acelera muito rápido. Além disso, o modelo possui um sistema inteligente que avisa qual o melhor momento de carregar o carro, de acordo com os preços da energia.