Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Concurso

Estudante de engenharia ambiental vence Concurso Cultural "Ideia e Energia", da Petrobrás

No concurso, o estudante propôs um modelo de geração de energia elétrica através de um sistema composto por painéis sensíveis ao contato com gotículas de água das chuvas.

É aluno da UEMS um dos vencedores do Concurso Cultural “Ideia e Energia”, promovido pela Petrobras, ação que visava a identificar ideias inovadoras para geração de energias menos poluentes. José Henrique Pastorelli, do terceiro ano de Engenharia Ambiental, receberá como prêmio uma viagem para conhecer as instalações da Petrobras no Rio Grande do Norte, com todas as despesas pagas.

No concurso, Pastorelli propôs um modelo de geração de energia elétrica através de um sistema composto por painéis sensíveis ao contato com gotículas de água das chuvas. O sucesso para tal processo, segundo o acadêmico, é que a geração não depende da natureza das gotas, se é doce, salgada, ou até mesmo ácida, “elas irão incidir sobre a camada superior dos painéis e excitarão as partículas ali presentes, aumentando a energia cinética, e então, com a ‘perturbação’ do sistema por inteiro será possível transformar em energia elétrica ao final do processo”, explica.

Segundo o estudante, a proposta aproveita o momento vivido mundialmente, em que a produção mundial de energia fotovoltaica quase quadruplicou, passando de 3,5 GW a 12,5 GW de 2005 a 2008. “Acredito que a inserção desta nova tecnologia ambiental possa ser disseminada rapidamente e ser bem aceita, podendo superar até a de produção pela luz solar (limitada), em regiões com altos índices de chuvas. Podem ser instaladas em qualquer espaço físico”, projeta Pastorelli.

Próximo passo – Vencer o concurso cultural da Petrobras foi mais um estímulo para que Pastorelli desse continuidade ao seu projeto. O próximo objetivo é inscrever a mesma ideia no Prêmio Petrobras de Tecnologia, evento que dará R$ 20 mil aos vencedores (aluno e orientador). O estudante tem expectativas ainda de que futuramente seu projeto possa se popularizar e tornar-se uma realidade sustentável na geração de energia