Estado de SP decreta fim das sacolas plásticas nos supermercados
Chega o dia dos supermercados de todo Estado de São Paulo, filiados a Associação Paulista de Supermercados (APAS), substituírem as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis. No dia 25 entrou em vigor acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Apas e municípios para que todas as lojas associadas à entidade deixem de entregar sacolas descartáveis.
A adesão da APAS a campanha foi em 2008 e, nos últimos anos, o investimento foi na conscientização dos consumidores, que a partir de agora terão de levar suas sacolas reutilizáveis para as compras, ou caixas de papelão, ou carrinhos de feira.
A APAS, já havia definido o tema da APAS 2008: "Sustentabilidade em nome do consumidor", com a proposta de estimular o debate sobre como o setor de supermercados poderia contribuir de forma efetiva com a preservação ambiental, proposta que ganhava o mundo na pregação dos ambientalistas.
O evento, realizado de 26 a 29 de maio de 2008, promoveu em seu congresso discussões com ênfase em casos reais de ações sustentáveis como gestão de resíduos, seleção de materiais, uso consciente de água e energia e neutralização de carbono.
Ficou definida, constando em lei, que: "Sacola retornável seria aquela produzida em material durável e resistente, destinada à reutilização continuada. A biodegradável ou oxibiodegradável seria a sacola produzida com qualquer material que apresente degradação acelerada por luz e calor, e posterior capacidade de ser desintegrada em até 18 meses. O resultado da decomposição do material usado na produção deste tipo de sacola deverá ser gás carbônico, água e biomassa, e não poderá gerar resíduos que apresentem qualquer risco de toxidade ou ameaça ao ambiente".
Em maio, durante APAS 2011, um termo de cooperação foi assinado entre o governo paulista e a APAS para a substituição de sacolas plásticas descartáveis à base de petróleo nos supermercados do Estado de São Paulo.
Assuntos do Momento

O FUTURO E OS ALIMENTOS - A dependência do Brasil com relação aos minerais (fertilizantes)
Por André Cabral de Souza, Economista, Especialista em Engenharia Econômica e MSc em Desenvolvimento Agrícola pelo CPDA/UFRRJ

Brasil atinge 1 milhão de usinas solares em telhados de casas, empresas, indústrias e terrenos
O levantamento, realizado pelo Meu Financiamento Solar, com base em dados da ANEEL, revela que 77,7% das placas fotovoltaicas estão instaladas em residências, 12,3% em comércios e 7,7% no setor rural

Energia solar global dobra em três anos
A fonte solar acaba de ultrapassar a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada e pode dobrar em quatro anos

Veja o ranking do estados com maior potência de energia solar
Minas Gerais lidera; São Paulo e Rio Grande do Sul completam o top 3

Energia renovável precisa crescer 52% no Brasil, diz relatório da CDP América Latina
Maior participação na matriz energética ajudaria a evitar 21 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera até 2050

Petrobras faz avaliação ambiental na Bacia de Campos para parque eólico offshore
O projeto em avaliação consiste em parque com capacidade de geração de 4 gigawatts (GW)