Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Estado de SP decreta fim das sacolas plásticas nos supermercados

A partir deste ano, sacolas plásticas descartáveis deverão ser substituídas nos supermercados.

Estado de SP decreta fim das sacolas plásticas nos supermercados

Chega o dia dos supermercados de todo Estado de São Paulo, filiados a Associação Paulista de Supermercados (APAS), substituírem as sacolas plásticas descartáveis por reutilizáveis. No dia 25 entrou em vigor acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Apas e municípios para que todas as lojas associadas à entidade deixem de entregar sacolas descartáveis.

A adesão da APAS a campanha foi em 2008 e, nos últimos anos, o investimento foi na conscientização dos consumidores, que a partir de agora terão de levar suas sacolas reutilizáveis para as compras, ou caixas de papelão, ou carrinhos de feira.

A APAS, já havia definido o tema da APAS 2008: “Sustentabilidade em nome do consumidor”, com a proposta de estimular o debate sobre como o setor de supermercados poderia contribuir de forma efetiva com a preservação ambiental, proposta que ganhava o mundo na pregação dos ambientalistas.
O evento, realizado de 26 a 29 de maio de 2008, promoveu em seu congresso discussões com ênfase em casos reais de ações sustentáveis como gestão de resíduos, seleção de materiais, uso consciente de água e energia e neutralização de carbono.

Ficou definida, constando em lei, que: “Sacola retornável seria aquela produzida em material durável e resistente, destinada à reutilização continuada. A biodegradável ou oxibiodegradável seria a sacola produzida com qualquer material que apresente degradação acelerada por luz e calor, e posterior capacidade de ser desintegrada em até 18 meses. O resultado da decomposição do material usado na produção deste tipo de sacola deverá ser gás carbônico, água e biomassa, e não poderá gerar resíduos que apresentem qualquer risco de toxidade ou ameaça ao ambiente”.

Em maio, durante APAS 2011, um termo de cooperação foi assinado entre o governo paulista e a APAS para a substituição de sacolas plásticas descartáveis à base de petróleo nos supermercados do Estado de São Paulo.