Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

ERB fecha parceria com Embrapa em pesquisa de biomassa de sorgo

ERB custeia a pesquisa enquanto a Embrapa aprimora esta linhagem da planta da família das gramíneas.

ERB fecha parceria com Embrapa em pesquisa de biomassa de sorgo

A Energias Renováveis do Brasil (ERB), empresa ligada ao setor de energia por meio da biomassa de eucalipto, fechou parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (MG)  para desenvolver um projeto com sorgo lignocelulósico.

Pelo acordo, a ERB custeia a pesquisa enquanto a Embrapa aprimora esta linhagem da planta da família das gramíneas, que tem condições de produzir mais biomassa e se transforma em energia elétrica quando queimada em caldeiras. 

Segundo o diretor executivo da ERB, Emílio Rietmann, a cultura do grão tem condições de se tornar uma alternativa energética para o país. “Ele se adapta bem ao processo industrial e tem ciclo curto, pois em 120 dias é possível plantar e colher”, comenta.

Por meio do projeto, a empresa amplia sua produção de biomassa e se torna a primeira a investir neste tipo de sorgo para a geração de bioenergia.

O país tem também pesquisas com sorgo para a produção de etanol celulósico (chamado de segunda geração), quando se utilizam enzimas para extrair o combustível diretamente da celulose do bagaço da planta.

Desconhecido de grande parte da população urbana brasileira, o sorgo na área rural é uma cultura que fornece forragem para o gado ou sementes para criação de aves e suínos. A cultura supre os animais de energia e proteínas de forma nutricional muito próxima à do milho. Segundo dados da Conab, a safra 2011/12 será de 2,17 milhões de toneladas.