Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa & Inovação

ERA-NET, rede da União Europeia, apoiará pesquisas em Bioenergia

A nova chamada visa financiar projetos inovadores e transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação no domínio da bioenergia

ERA-NET, rede da União Europeia, apoiará pesquisas em Bioenergia

A ERA-NET Bionergy está com inscrições abertas para a 13ª chamada conjunta de propostas de pesquisa e desenvolvimento. A nova chamada está voltada para Bioenergia e tem como tema “Combined biomass valorisation to bioenergy, industrial feedstocks and bio-based products”.

A nova chamada visa financiar projetos inovadores e transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação no domínio da bioenergia. A chamada apoia estratégias nacionais e da União Europeia de fomento à pesquisa que contam com programas de bioenergia.

Na chamada, o financiamento está disponível em instituições na Áustria, Alemanha, Finlândia, Países Baixos, Polônia, Suécia e Suíça, que devem estabelecer consórcios com instituições de outros países. O Brasil pode ser um deles.

Segundo a ERA-NET Bionergy, o financiamento será oferecido a propostas que acrescentem valor a um determinado projeto por meio da cooperação de parceiros em pelo menos dois (preferencialmente mais) países participantes. A novidade apresentada no projeto deve ser significativa e a evidência do potencial de aplicabilidade deve ser fornecida.

A apresentação de propostas segue um procedimento de duas etapas. A primeira etapa é a fase de pré-proposta. Os consórcios que passarem na primeira etapa de avaliação são convidados a apresentar propostas completas. O prazo para envio das pré-propostas termina em 29 de janeiro de 2019.

Após passar pela primeira avaliação, as propostas completas deverão ser apresentadas até 18 de junho de 2019. A duração máxima dos projetos selecionados será de três anos. Os projetos devem começar no início de 2020, e as datas de início e término devem ser as mesmas para todos os parceiros de um consórcio.

A ERA-NET Bionergy é financiadA pela União Europeia no âmbito do programa Horizon 2020.