Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Leilão

EPE habilita 687 projetos para o leilão A-5 na sexta-feira, dia 13

Os projetos tecnicamente aprovados somam capacidade de produção de 21.130 megawatts (MW).

EPE habilita 687 projetos para o leilão A-5 na sexta-feira, dia 13

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 687 empreendimentos de geração para o 2º Leilão de Energia A-5 (energia vendida para daqui a cinco anos), que será realizado na próxima sexta-feira, dia 13. Os projetos tecnicamente aprovados somam capacidade de produção de 21.130 megawatts (MW).

Segundo a EPE, a maioria dos projetos é de fonte eólica, 539 parques geradores, o equivalente a uma potência instalada de 13.287 MW.

A fonte solar, que participa pela segunda vez dos leilões públicos de comercialização de eletricidade promovidos pelo governo, apresenta uma boa oferta de energia, com 88 habilitações (2.024 MW) e sete empreendimentos do tipo heliotérmicos (210 MW).

Além disso, duas usinas hidrelétricas participarão da concorrência: a UHE São Manoel, no Pará (700 MW), e a ampliação da UHE Santo Antônio, em Rondônia (418 MW).

O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, destaca a diversificação de fontes aptas a participar do leilão, entre grandes e pequenas hidrelétricas, eólica, solar, biomassa, gás natural e carvão mineral. Segundo ele, a grande quantidade de usinas habilitadas para a concorrência garantirá grande competição e assegura que a demanda de energia elétrica para 2018 será atendida.

“Este leilão de energia será importante, entre outros fatores, pela licitação de São Manoel, uma ótima usina hidrelétrica não só do ponto de vista energético e econômico, mas também nas searas social e ambiental. A expectativa é que esse projeto atraia o interesse de muitos investidores”, disse Tolmasquim. A usina obteve licença ambiental na última seggunda-feira.