Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

EPE habilita 36 usinas para primeiro leilão A-5

As térmicas a biomassa possuem 919 MW habilitados e as PCHs, 376 MW.

EPE habilita 36 usinas para primeiro leilão A-5

Um total de 36 empreendimentos de geração de energia, que somam 3.535 megawatts (MW) de capacidade instalada, estão habilitados para participar do primeiro leilão do tipo A-5, que será realizado em 29 de agosto. O certame negociará contratos para fornecimento de energia a partir de 2018.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), das 12 hidrelétricas que se inscreveram para o leilão, apenas a usina de Sinop, de 400 MW, no rio Teles Pires (MT), foi habilitada. Ela é a única a possuir licença prévia, requisito fundamental para participação no leilão.

As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e as termelétricas a biomassa respondem pelo maior número de projetos habilitados para o leilão, com 16 empreendimentos cada. As térmicas a biomassa possuem 919 MW habilitados e as PCHs, 376 MW.

Em termos de capacidade instalada, as três termelétricas a carvão habilitadas respondem pelo maior montante de energia disponível para o leilão. Somados, os três projetos têm 1.840 MW ou pouco mais da metade de toda a potência habilitada para a licitação.

Duas dessas termelétricas estão localizadas no Rio Grande do Sul, Estado que concentra a maior oferta de geração cadastrada para o leilão, de 1.250 MW.