Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

EPE estuda a competitividade de aproveitamento energético de resíduos

Ricardo Gorini, Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE, fez apresentação na 5ª Conferência de Novas Tecnologias em Biomassa.

Depois de avaliar tecnologicamente e conhecer o potencial técnico dos aproveitamentos energéticos de resíduos, a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) estuda a avaliação econômica e a competitividade da energia gerada a partir de resíduos.

O estudo abrange desde a incineração até o biometano para uso automotivo e também contempla resíduos agrários. Segundo o estudo o aproveitamento energético de RSU tem uma enorme capacidade de conservação de energia, mas ainda economicamente não estão adequadas ao princípio da modicidade tarifária que rege a política energética do governo.

Ricardo Gorini, Superintendente de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE, que apresentou os primeiros resultados do estudo na 5ª Conferência de Novas Tecnologias em Biomassa, ressaltou, entretanto, que seria necessário considerar as externalidades referentes ao tratamento e destinação apropriada dos problemas que se tornaram os resíduos sólidos urbanos.