Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

EPE apura alta de 4,1% no consumo de energia em agosto

De acordo com a EPE, a taxa foi impulsionada pelas altas temperaturas, que motivaram o maior uso de aparelhos de ar-condicionado nas residências.

EPE apura alta de 4,1% no consumo de energia em agosto

O consumo de energia elétrica na rede integrada nacional cresceu 4,1% em agosto em relação a igual mês do ano passado, alcançando 38.686 gigawatts-hora (GWh), informa a Empresa de Energia Elétrica (EPE), em sua resenha mensal distribuída na última quinta-feira, 26.

O consumo residencial avançou 7%, dando a maior contribuição para o resultado. De acordo com a EPE, a taxa foi impulsionada pelas altas temperaturas, que motivaram o maior uso de aparelhos de ar-condicionado nas residências.

O consumo do setor de comércio e serviços teve aumento de 4,7% em relação a agosto do ano passado, influenciado por efeito estatístico (base elevada em 2012). O consumo industrial cresceu 1,6%.

O relatório da EPE destaca que o resultado na indústria reflete “a atividade enfraquecida de alguns segmentos face às incertezas que ainda permanecem, e que setores eletrointensivos seguem com o consumo de energia elétrica em retração”.

Outros segmentos têm evoluído positivamente, principalmente as Regiões Sul e Centro-Oeste, ressalta o documento.

Em agosto, o consumo de energia elétrica nas indústrias atingiu 15.883 GWh. Na série dessazonalizada, houve aumento de 0,6% em relação a julho. É a segunda expansão consecutiva nesta base de comparação.