Fonte CEPEA

Ver cotações

Biomassa

Entidade busca revelar mercado nacional de pellets

Abipel quer normatizar e expandir mercado nacional de pellets.

Entidade busca revelar mercado nacional de pellets

A Associação Brasileira das Indústrias de Pellets (Abipel), surgiu da necessidade de organizar o setor e da necessidade de conexão entre os produtores brasileiros. O presidente da Abipel, Dorival Pinheiro Garcia, explica que há dúvidas em relação aos locais onde são produzidos os pellets no país e de que forma. Por isso, lançou mapa das regiões que possuem projetos em funcionamento ou ainda em stand by. “O primeiro objetivo da Associação foi mostrar onde estão os produtores de pellets. Neste segundo momento, estamos tentando colocar padrões de normatização para produção destes combustíveis sólidos. Algumas empresas reclamam sobre a falta regras, tanto para fabricação quanto para precificação dos produtos”, destaca.

A Abipel também quer buscar novos investimentos para a cadeia nacional de combustíveis sólidos renováveis para expandir este mercado no Brasil, visto que a procura externa, principalmente europeia, por pellets, é constante. “Também buscamos popularizar o uso dos pellets no mercado interno, assim como já aconteceu fora do país. Diversos segmentos da indústria e do terceiro setor podem se beneficiar substituindo alguns combustíveis por pellets”, explica. Segundo Garcia, o mercado ainda é incipiente no país, mas já se vê considerável avanço, principalmente nos eventos voltados ao setor onde se explana sobre o desenvolvimento brasileiro dessa cadeia.

“Acredito que entre cinco e dez anos, o mercado vai crescer ainda mais, principalmente por contarmos com os olhos das empresas do exterior voltadas para a matéria-prima brasileira. É uma questão de organização”, finaliza.

Confira o vídeo do presidente da Abipel gravado durante o Seminário “Biomass Power & Pellets Brazil”: