Bioenergia

ENGIE e GE ampliam parceria eólica com projeto de 360 MW

Ambos os parques eólicos representam um total de 686,7 MW de capacidade de energia limpa na região

ENGIE e GE ampliam parceria eólica com projeto de 360 MW

A GE Renewable Energy anunciou um acordo com a ENGIE para fornecer 144 de suas turbinas de modelo 2.5-116 para o Parque Eólico de Umburanas, no norte da Bahia, no Brasil. Este complexo de 360MW aumentará os 326.7MW sob o comissionamento da GE Renewable Energy no parque eólico vizinho Campo Largo I, também de propriedade da ENGIE.

“Juntos, esses dois parques eólicos representam nosso maior volume de turbinas eólicas em um único cluster no Brasil. É uma grande honra trabalhar com a ENGIE e continuar a crescer a capacidade eólica e aumentar a pegada de energia renovável no Brasil. Este projeto recentemente anunciado também demonstra nosso compromisso contínuo com a indústria do eólica brasileira”, afirma o Líder de Negócios da GE Onshore Wind para as Américas, Vikas Anand.

A GE Renewable Energy também fornecerá 10 anos de Operações e Manutenção para o Parque Eólico Umburanas.

O potencial da ENGIE na região de Umburanas e Sento Sé excede 1.300 MW. O site de Campo Largo I, de 326,7 MW, está atualmente em construção e iniciará operações comerciais em janeiro de 2019. Ele criará energia suficiente para alimentar uma população de até 600 mil habitantes. Já o recém-anunciado projeto de Umburanas, de 360MW, também teve sua construção iniciada, e as primeiras turbinas devem ser entregues ainda em 2018.

“Ambos os projetos possuem a GE Renewable Energy como fornecedor dos aerogeradores e confiamos no compromisso da GE em implantar os projetos dentro do plano de negócios acordado, reforçando o comprometimento entre as duas empresas”, afirma o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

A turbina 2.5-116 da GE para Umburanas contará com torres de 90 metros de altura. Esta máquina oferece ganhos de eficiência ao parque eólico, maximizando a produção de energia, reduzindo o gasto de infraestrutura e fazendo com que um custo de eletricidade seja ainda mais competitivo e nivelado pelo vento. A produção de energia da turbina é aumentada em até 32% em 8,5 m/s, em comparação com 1.7MW da GE.