Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Enersul lança chamada para comprar até 10% da energia que precisa de usinas geradoras de MS

Os contratos de compra poderão se estender até 31 de dezembro de 2021.

O preço teto de compra foi fixado em R$ 163,04 MWh-hora, com o primeiro reajuste em 1º de janeiro de 2015 com base no IPCA Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), com revisões anuais. Os contratos de compra poderão se estender até 31 de dezembro de 2021.

Pelas normas que regem o setor elétrico, uma Concessionária pode comprar das usinas geradoras, que estão conectadas em sua rede, o equivalente até 10% do montante da energia que ela necessita para atender o seu mercado. Esta decisão da Enersul de fazer aquisição das gerações locais, vai beneficiar às empresas locais que ao invés de procurarem, por exemplo, clientes livres, como fazem hoje, para vender esta energia ou ainda liquidarem na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica-CCEE, ficando sujeitas à flutuação de preços. A partir de agora, elas terão a garantia da destinação dessa produção e calendário de faturamento em função dos contratos.

Pelos dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul-BIOSUL, este setor chega a gerar na época de safra quase 30 mil empregos. Mato Grosso do Sul tem, atualmente, 27 unidades de geração. Desse total, 16 são fontes hidrelétricas e 11 termoelétricas que, em sua maioria, produzem energia a partir da queima do bagaço da cana de açúcar, são as chamadas usinas de biomassa.

Potencial – O parque de geração local em Mato Grosso do Sul produz 2.3 mil GWh/ano e o mercado da Enersul, com 889 mil clientes, consome anualmente 4.4 mil GWh.