AveSui
Investimento

Energia solar gera economia para pequenos negócios

Cooperativas de crédito são uma alternativa para viabilizar investimento

14-Set-2021 11:14

A adesão à energia solar tem crescido cada vez mais no país, impulsionada pelo aumento do custo da energia elétrica. A economia gerada pelo sistema fotovoltaico pode alcançar até 95% dependendo da eficiência do equipamento e da região do país. Por isso, micro e pequenas empresas estão buscando essa solução para seus negócios. Além de linhas de crédito de instituições financeiras, um dos maiores aliados para viabilizar o investimento é o cooperativismo.

Em busca de maior eficiência energética, redução de custos e um empreendimento mais sustentável, o empresário Jurandir Floss da Silva, proprietário da mecânica Pointer de Chapecó, instalou o sistema em janeiro de 2020. Após cerca de um ano em funcionamento, o projeto de microgeração de energia cobre todo o gasto de energia elétrica da mecânica, da residência e de uma casa de campo.

"Hoje as pessoas pensam em ter o plano B, investir em um imóvel ou na bolsa de valores, eu diria que, em cima do seu telhado, você pode ganhar um bom dinheiro e deixar de pagar boa parte da energia sem fazer absolutamente nada," afirma o empresário.

Só em Chapecó, a Renovigi Energia Solar, líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, já instalou mais de 230 sistemas fotovoltaicos. No caso da Pointer, o projeto e a instalação de 45 módulos de 340W e 1 inversor Renovigi de 20kW, totalizando uma potência de 13.30kWp, são da Biondotech Energia Solar, empresa credenciada Renovigi em Chapecó/SC. A geração média mensal é de 1.221khw/mês e, após a adoção do sistema fotovoltaico, o gasto médio com a conta de energia elétrica do empresário foi reduzido em cerca de 90%.

A busca por crédito em cooperativa se mostrou uma alternativa adequada para Silva. O investimento na mecânica Pointer de Chapecó contou com o apoio do Sicoob, financeira parceira da Renovigi.

"A intenção inicial foi substituir o gasto com a fatura de energia elétrica pelo pagamento da parcela do financiamento. Com o orçamento em mãos, fizemos algumas simulações e chegamos a uma proposta de acordo com o planejamento do cliente. As parcelas são decrescentes e o valor pago é de aproximadamente R? 650", conta Robson Rossoni, gerente de conta do Sicoob Maxcrédito.

Somente em Chapecó, a cooperativa atende cerca de 40 mil associados. Além do projeto, o Siccob também viabiliza a mão de obra, desde que esteja inclusa no orçamento. O apoio ao investimento em energia solar é um propósito da Sicoob e, por isso, as linhas de crédito podem ser obtidas também por não associados com análise de crédito e opções de financiamento de acordo com cada perfil.

"Acreditamos no desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos" afirma Jussara Maria Bertol, Superintendente do Sicoob Maxicrédito.

Prédios públicos em municípios de SP e PR adotam o uso de energia solar, biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas estimando economia de R$ 2 milhões por ano
Redução de CO2

Na expectativa de reduzir milhares de toneladas de CO2

Com transmissão ao vivo, AveSui 2022 será lançada oficialmente nesta quarta-feira (20/10) em Medianeira, PR