AveSui
Investimento

Energia solar gera economia para pequenos negócios

Cooperativas de crédito são uma alternativa para viabilizar investimento

14-Set-2021 11:14

A adesão à energia solar tem crescido cada vez mais no país, impulsionada pelo aumento do custo da energia elétrica. A economia gerada pelo sistema fotovoltaico pode alcançar até 95% dependendo da eficiência do equipamento e da região do país. Por isso, micro e pequenas empresas estão buscando essa solução para seus negócios. Além de linhas de crédito de instituições financeiras, um dos maiores aliados para viabilizar o investimento é o cooperativismo.

Em busca de maior eficiência energética, redução de custos e um empreendimento mais sustentável, o empresário Jurandir Floss da Silva, proprietário da mecânica Pointer de Chapecó, instalou o sistema em janeiro de 2020. Após cerca de um ano em funcionamento, o projeto de microgeração de energia cobre todo o gasto de energia elétrica da mecânica, da residência e de uma casa de campo.

"Hoje as pessoas pensam em ter o plano B, investir em um imóvel ou na bolsa de valores, eu diria que, em cima do seu telhado, você pode ganhar um bom dinheiro e deixar de pagar boa parte da energia sem fazer absolutamente nada," afirma o empresário.

Só em Chapecó, a Renovigi Energia Solar, líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, já instalou mais de 230 sistemas fotovoltaicos. No caso da Pointer, o projeto e a instalação de 45 módulos de 340W e 1 inversor Renovigi de 20kW, totalizando uma potência de 13.30kWp, são da Biondotech Energia Solar, empresa credenciada Renovigi em Chapecó/SC. A geração média mensal é de 1.221khw/mês e, após a adoção do sistema fotovoltaico, o gasto médio com a conta de energia elétrica do empresário foi reduzido em cerca de 90%.

A busca por crédito em cooperativa se mostrou uma alternativa adequada para Silva. O investimento na mecânica Pointer de Chapecó contou com o apoio do Sicoob, financeira parceira da Renovigi.

"A intenção inicial foi substituir o gasto com a fatura de energia elétrica pelo pagamento da parcela do financiamento. Com o orçamento em mãos, fizemos algumas simulações e chegamos a uma proposta de acordo com o planejamento do cliente. As parcelas são decrescentes e o valor pago é de aproximadamente R? 650", conta Robson Rossoni, gerente de conta do Sicoob Maxcrédito.

Somente em Chapecó, a cooperativa atende cerca de 40 mil associados. Além do projeto, o Siccob também viabiliza a mão de obra, desde que esteja inclusa no orçamento. O apoio ao investimento em energia solar é um propósito da Sicoob e, por isso, as linhas de crédito podem ser obtidas também por não associados com análise de crédito e opções de financiamento de acordo com cada perfil.

"Acreditamos no desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos" afirma Jussara Maria Bertol, Superintendente do Sicoob Maxicrédito.

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica
Bioenergia

Maior produtor do país na área, RN vai estocar energia eólica

Empresa EV Brasil assinou protocolo com governo do estado para instalar primeiro projeto do tipo no país, nesta terça-feira (21). Investimento inicial é de R$ 12,5 milhões.

Na ONU, Bolsonaro destaca compromisso com transição energética e matriz brasileira
Compromisso

Presidente citou compromisso com dois pactos, um para reduzir emissões de carbono e outro para financiar o setor de hidrogênio, e disse que país é destaque na implementação de soluções energéticas sustentáveis

Alta do gás pode abalar transição verde na UE
23 de Setembro de 2021
Meio Ambiente

Alta do gás pode abalar transição verde na UE

Há o temor de que a crise energética tenha impacto sobre a crença no investimento em fontes mais limpas

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica
Alternativa

Bioágua é feita a partir da filtragem das chamadas águas cinzas. Combinação entre diferentes fontes é a solução para pesquisadores, que também apostam no uso da água subterrânea.

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Certificado

BRF conquista certificado de Zero Waste para fábrica de perus na Turquia

Documento atesta conformidade da Companhia ao Regulamento turco de Resíduos Zero

Alemanha deve acabar com uso de óleo de palma em biocombustíveis a partir de 2023
Biocombustível

Matéria-prima foi classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não pode mais ser considerada um combustível renovável para transporte.