Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Energia Solar está levando a uma mudança global nos mercados de eletricidade

Bloomberg New Energy Finance reporta que as instalações solares globais totalizaram 98 GW em 2017, 31% a mais do que no ano anterior

Energia Solar está levando a uma mudança global nos mercados de eletricidade

A energia solar está provocando uma transformação mundial no setor elétrico, impulsionada pela deflação de preços e pela inovação tecnológica. O rápido desenvolvimento de projeto em várias tecnologias e modelos de negócios em todo o mundo acentua o fato de que a tecnologia solar finalmente atingiu a maioridade. Um novo relatório do Instituto de Análise Econômica e Financeira de Energia (IEEFA) detalha alguns dos maiores projetos mundiais de energia solar em escala de serviço público (utility scale), energia solar concentrada (CSP), telhados, solar flutuante, solar com projetos de armazenamento de bateria, ofertas de compra de energia renovável corporativa e utilitários que lideram a frente de energia renovável.

Tim Buckley, co-autor do relatório, disse que a Índia está seguindo os passos da China. A Índia instalou 10 GW de energia solar em 2017, quase o dobro do ano anterior. O “Esquema para o Desenvolvimento de Parques Solares” da Índia tem sido um modelo de sucesso que está rapidamente atraindo capital estrangeiro para construir vários dos maiores ultra-mega parques solares do mundo.

“A Índia e a China não estão sozinhas nessa frente. O mais recente anúncio da Arábia Saudita de 200 GW de energia solar até 2030 por meio de investimentos da gigante de tecnologia japonesa Softbank é um ótimo exemplo da escala na qual a energia solar deve se expandir nos próximos anos”, acrescentou Tim Buckley.

O relatório inclui uma das tendências mais importantes dos últimos tempos – os contratos de compra de energia renováveis ??(PPAs) corporativos. Por meio deles, gigantes da tecnologia como Amazon, Microsoft e Apple adquiriram energia renovável para seus centros de dados, que fazem uso intensivo de energia, por meio de usinas solares ou eólicas já em operação ou, alternativamente, instalando tetos solares em suas próprias instalações. Outras empresas de manufatura e logística, aeroportos, ferrovias e universidades seguiram caminhos semelhantes, conforme detalhado no relatório.

“À medida que grandes corporações assinam esses acordos, eles continuam tentando “esverdear” toda a sua cadeia de suprimentos, muitos dos quais estão em mercados emergentes. Essa atividade ajuda a expandir o acesso ao capital nos mercados, o que geralmente é uma restrição importante”, disse Tim Buckley.

À medida que os países lidam com ações cada vez mais altas de geração de energia renovável variável, a demanda por balanceamento de sistema exigirá uma infinidade de soluções de tecnologia, incluindo melhor conectividade internacional à rede, melhor gerenciamento de resposta à demanda, mais bombeamento de energia e armazenamento de baterias. Neste contexto, a tecnologia solar-concentradora, a geração híbrida solar-eólica e a solar com armazenamento tornaram-se cada vez mais valiosas, pois permitem que a energia solar seja uma fonte de energia mais confiável. A Índia está explorando várias iniciativas inovadoras nessas áreas para desenvolver capacidade e aprender fazendo.

Trechos do relatório:

·      Um projeto de 1.547 MW em Tengger, China, estabeleceu o recorde de ser o maior projeto solar operacional globalmente.

·      A iniciativa da Índia para o desenvolvimento de “Parques Industriais Solares” levou à construção de alguns dos maiores projetos solares em escala de serviços públicos do mundo, incluindo o parque industrial solar Bhadla, de 2.225 MW, em Rajasthan, e com o Estado de Gujarat tentando superar isso, com o anúncio de intenção de abril de 2018 de construir um projeto de 5.000 MW.

·      Uma mudança de etapa no custo comercialmente implantado do CSP. A SolarReserve, a principal desenvolvedora de CSP, tem um pipeline de mega projetos nos EUA, China, Austrália, África do Sul e Chile.

·      A China também possui o maior projeto solar flutuante operacional de 40 MW no distrito de Anhui, e continua a construir usinas solares flutuantes ainda maiores. Índia, Japão, Indonésia, Coréia do Sul, Vietnã e Inglaterra estão entre os países que estão aproveitando o modelo solar flutuante que maximiza o uso de reservatórios de barragens, instalações de tratamento de águas residuais, pisciculturas e minas de carvão recolhidas para implantação.

·      Instalações solares residenciais globais e comerciais e industriais (C & I) totalizaram 28 GW, um aumento de 27% em relação ao ano anterior, contra 22 GW em 2016.

·      Um número recorde de contratos corporativos de compra de energia (PPA), dos quais mais e mais são construídos em torno da energia solar.

Por último, o relatório enfatiza que os governos devem abordar questões relativas ao protecionismo comercial, fabricação de módulos domésticos e falta de redes de transmissão – se resolvidas, poderiam garantir o impulso acelerado da indústria renovável.

A Bloomberg New Energy Finance reporta que as instalações solares globais totalizaram 98 GW em 2017, 31% a mais do que no ano anterior. A China instalou 53 GW em 2017, mais da metade do total global implantado no ano passado.

Para baixar o relatório (em inglês), clique aqui.