Bioenergia

Energia solar e eólica crescem, mas meta climática continua em risco

Últimos estudos da Ember e da AIE mostram que o crescimento das energias renováveis em 2021 não foi suficiente

Energia solar e eólica crescem, mas meta climática continua em risco

Os últimos estudos sobre energias renováveis revelam dados mistos. Por um lado, o think tank da Ember, através de sua “Global Electricity Review 2022”, e a Agência Internacional de Energia (AIE) estão relatando o crescimento das fontes limpas, mas por outro lado apontam para um preocupante retorno aos combustíveis fósseis e uma certa lentidão no rumo das metas climáticas. A tal ponto que elas estão em risco.

Energia eólica e solar

Vamos começar com o primeiro relatório. Pelo lado positivo, a energia solar e eólica chegaram ao que já está sendo descrito como um “marco” no setor, pois em 2021 terão, pela primeira vez, gerado 10% da eletricidade do mundo. A participação dobrou desde 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris.

Junto com as outras fontes de energia verde, eles produziram 38% da energia global. Liderando o caminho estão os Países Baixos, Austrália e Vietnã, que estão mudando quotas significativas de consumo para verde, em cerca de um décimo nos últimos dois anos.

“A Holanda é um grande exemplo de como uma região onde o sol não brilha muito pode encontrar o ambiente político adequado, o que faz uma grande diferença”, diz Hannah Broadbent, uma analista da Ember.

Entretanto, os números mais altos, pelo menos em termos percentuais, vieram do Vietnã, com um aumento de 300%:

“Neste caso, houve um enorme avanço na geração de energia solar, impulsionado por tarifas e iniciativas governamentais que atraíram residências e serviços públicos”, acrescenta Dave Jones, chefe da Ember.

Combustíveis fósseis ainda resistem

Tudo isso decorre da recuperação pós-pandemia, que aumentou a demanda global por eletricidade. Infelizmente, não apenas a eletricidade verde. De fato, 2021 foi o ano que viu o carvão bater à porta novamente. Ao mesmo tempo, todos os combustíveis fósseis cresceram 9% – o nível mais alto desde 1985.

Felizmente, o aumento no uso de gás foi muito menos acentuado, aumentando em 1% na esteira dos preços elevados de todas as matérias-primas. A começar pelo gás, onde os custos aumentaram dez vezes. Os países menos virtuosos deste ponto de vista foram a China e a Índia.

Esperança

Em resumo, os cientistas afirmam que a energia eólica e solar terá que crescer 20% a cada ano até 2030 para que a missão de descarbonização não falhe. Na situação atual, o pico parece intransponível. Mas há esperança: os preços crescentes que estamos vendo poderiam insuflar nova vida às energias renováveis.

“O vento e a energia solar estão lá e oferecem uma solução para as crises que o mundo está enfrentando”, conclui Hannah Broadbent.

Contornando a pandemia

A AIE está soando o mesmo alarme:

“Com as políticas atuais, o mundo está no caminho certo para derivar 18% do consumo total das energias renováveis até 2030”. Isto é 6% a mais comparado a 12% em 2019, mas o número ainda está “bem abaixo dos 32% necessários até 2030 para estar no caminho do zero líquido até meados do século”.

O desenvolvimento da energia eólica e solar, o fato de que “a energia hidrelétrica continua sendo de longe a fonte mais difundida” e o fato de que as energias renováveis estabeleceram um recorde em 2021, com 676 bilhões de euros de investimento, não são, portanto, suficientes.

Embora a energia limpa já tenha “mostrado resistência ao choque causado pela pandemia” e mesmo que ela retomasse o crescimento em níveis pré-pandemia, ainda estaremos “atrasados em relação à taxa de melhoria necessária para alcançar tanto o acesso universal à energia até 2030 quanto as emissões líquidas zero até 2050”.