Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto de Lei

Energia Solar deve gerar mais de 257 mil postos de trabalho no país

Atualmente em debate no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL 5829/2019) prevê a criação de um marco legal para a geração distribuída no Brasil

Energia Solar deve gerar mais de 257 mil postos de trabalho no país

Atualmente em debate no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL 5829/2019) prevê a criação de um marco legal para a geração distribuída no Brasil. Para o setor, a nova legislação pode ser uma oportunidade para aquecer não só o mercado de energia solar, mas também aampliar a geração de empregos.

“A energia solar na geração distribuída traz importantes benefícios sociais, econômicos, ambientais para a toda a sociedade. A Renovigi é favorável à criação de um marco legal regulatório para o setor. A aprovação deste PL é imprescindível para a retomada da economia e a criação de novos postos de trabalho ligados à energia solar”, afirma Gustavo Müller Martins, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Renovigi.

A Renovigi possui mais de 1 milhão de painéis solares já instalados no país. Criada em 2012 e com marca própria em seus produtos, a companhia tem como missão tornar o mundo mais sustentável. Atualmente, já são 9 mil credenciados da empresa em todo o Brasil.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), de 2012 a 2020, foram criadas 155.309 vagas no mercado de geração de energia solar. A contratação total em 2020 atingiu a marca de 60 mil trabalhadores. Para 2021, a projeção é que este número chegue a 257.916. Ou seja, aumento de 60%.

No total, são mais de 3,6 GW de potência instalada de geração distribuída a partir de fontes de energia solar em todo o país, o que representa mais de R$ 18,2 bilhões em investimentos acumulados desde 2012. Os números são expressivos e refletem a extensão de adeptos que já fazem uso dessa fonte de energia inesgotável, limpa e sustentável.

“Com a regulamentação promovida pela PL 5829, a tendência é de que, nos próximos anos, o setor gere ainda mais empregos, sendo relevante na retomada da economia no país”, conclui Martins.