Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Energia solar criou mais empregos na América do que qualquer outra indústria

A fonte solar além de ser uma uma ferramenta para reduzir as emissões de poluentes, também está ajudando a criar novos empregos

Energia solar criou mais empregos na América do que qualquer outra indústria

A fonte solar além de ser uma uma ferramenta para reduzir as emissões de poluentes, também está ajudando a criar novos empregos. É o que indica o Censo Nacional de Trabalho publicado pela Fundação The Solar.

Em 2010, havia apenas 93 mil empregos em energia solar. O setor viu um aumento acentuado e, seis anos depois, mais de 260 mil pessoas estavam empregadas no campo. Isso significa que, em 2016, um em cada 50 novos empregos estava nesta área e os analistas esperam que a tendência se mantenha.

Embora os números apresentados no censo tenham sido originalmente criticados por subestimar o número de trabalhadores que operam nesta indústria, o “Censo é amplamente reconhecido como a análise mais autorizada e abrangente da força de trabalho solar dos EUA”.

Tendência

Uma pesquisa divulgada pela fundação em 2017 já mostrava que nos Estados Unidos há mais que o dobro de trabalhadores empregados na indústria de energia limpa, comparado à indústria de carvão. Se pensarmos no recente discurso de Macron, presidente francês, podemos acreditar que este é um caminho sem volta.