Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energias Renováveis

Energia Solar cresceu mais do que outros combustíveis em 2016, aponta relatório da AIE

As energias renováveis representaram quase dois terços da nova capacidade de energia líquida em todo o mundo no ano passado, com quase 165 gigawatts

Energia Solar cresceu mais do que outros combustíveis em 2016, aponta relatório da AIE

A nova capacidade de energia solar aumentou 50% no ano passado, com a China representando quase metade da expansão global, de acordo com a última análise e previsão do mercado de energia renovável da Agência Internacional de Energia (AIE). Pela primeira vez, as adições de energia solar aumentaram mais rapidamente do que qualquer outro combustível, superando o crescimento líquido do carvão.

Impulsionados por um forte mercado de energia solar fotovoltaica, as energias renováveis representaram quase dois terços da nova capacidade de energia líquida em todo o mundo no ano passado, com quase 165 gigawatts (GW) chegando na linha, de acordo com o novo relatório, Renewables 2017. As renováveis continuarão a ter um forte crescimento nos próximos anos. Até 2022, a capacidade de energia renovável deve aumentar em 43%.

“Verificamos que as energias renováveis crescerão em cerca de 1.000 GW até 2022, o que equivale a cerca de metade da atual capacidade global de energia do carvão, que levou 80 anos para construir”, disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE. “O que estamos testemunhando é o nascimento de uma nova era da energia solar fotovoltaica. Esperamos que o crescimento da capacidade de energia solar seja maior do que qualquer outra tecnologia renovável até 2022.”

As previsões para as energias renováveis este ano, cresceram 12% acima do ano passado, graças principalmente às revisões para maior utilização da fotovoltaica na China e na Índia. Três países – China, Índia e Estados Unidos – representarão dois terços da expansão renovável global até 2022. A capacidade total de energia solar até então excederia as capacidades combinadas de energia total da Índia e do Japão hoje.

Na geração de energia, espera-se que a eletricidade renovável cresça mais de um terço em 2022 para mais de 8.000 terawatt-horas, o que equivale ao consumo total de energia da China, Índia e Alemanha combinados. Até então, as energias renováveis representarão 30% da geração de energia, acima de 24% em 2016. O crescimento da geração renovável será duas vezes maior que o do gás e do carvão combinados. Embora o carvão seja a maior fonte de geração de eletricidade em 2022.

A implantação da energia solar e do vento no ano passado foi acompanhada por preços baixos recordes de leilão, que caíram tão baixo quanto 3 centavos por kwh (ou quilowatt-hora). Os baixos preços anunciados para energia solar e eólica foram registrados em diversos locais, como Índia, Emirados Árabes, México e Chile. Estes preços anunciados para contratos de compra de energia solar e energia eólica são cada vez mais comparáveis ou inferiores ao custo de geração de usinas de energia de gás e carvão recém-construídas.

A China continua a ser o líder incontestável da expansão da capacidade de energia renovável durante o período de previsão com mais de 360 GW de capacidade acessível, ou 40% do total global. O crescimento das energias renováveis da China é em grande parte impulsionado por preocupações com a poluição atmosférica e as metas de capacidade que foram delineadas no 13º plano quinquenal do país para 2020. Na verdade, a China já superou seu objetivo de energia solar fotovoltaica para 2020 três anos antes e está programada para alcançar seu objetivo de energia eólica em 2019. Ainda assim, o custo crescente de subsídios renováveis %B%Be questões de integração de rede permanecem dois desafios importantes para uma maior expansão.

Sob um cenário acelerado – apesar de ainda ter uma política governamental que levanta barreiras ao crescimento – a análise da AIE conclui que o crescimento da capacidade renovável poderia ser impulsionado por mais 30%, totalizando 1.150 GW extra até 2022 liderados pela China. A energia solar fotovoltaica e a eólica na China poderiam então atingir o dobro da capacidade de energia total do Japão hoje.

A mudança da Índia para abordar a saúde financeira de seus serviços públicos e abordar questões de integração na rede impulsionam uma previsão mais otimista. Em 2022, a capacidade renovável da Índia será mais que o dobro. Este crescimento é suficiente para ultrapassar a expansão renovável na União Européia pela primeira vez. A energia solar fotovoltaica e a eólica juntas representam 90% do crescimento da capacidade da Índia, pois os leilões renderam alguns dos preços mais baixos do mundo para ambas as tecnologias.

Apesar das incertezas políticas no nível federal, os Estados Unidos continuam sendo o segundo maior mercado de crescimento para as energias renováveis. Os principais impulsos para a energia eólica e solar – como os incentivos fiscais federais plurianuais, combinados com padrões de carteira renováveis, bem como políticas estaduais para energia solar fotovoltaica distribuída – continuam fortes. Ainda assim, a incerteza atual sobre as propostas de reformas fiscais federais, comércio internacional e políticas energéticas poderiam alterar a atratividade econômica das energias renováveis %B%Be prejudicar seu crescimento ao longo do nosso período de previsão.

O relatório também fornece análises detalhadas sobre o consumo renovável de carros elétricos e a instalação de energia solar fora da rede na África e Ásia em desenvolvimento. A capacidade fora da rede nessas regiões mais do que triplicar alcançará mais de 3000MW em 2022 a partir de aplicações industriais, sistemas de energia solar residenciais e mini-grids, impulsionados por programas de eletrificação do governo e iniciativas do setor privado.

Embora isso represente menos de 5% da capacidade total da energia solar fotovoltaica instalada em ambas as regiões, o impacto econômico é, no entanto, significativo e traz serviços básicos de eletricidade para quase 70 milhões de pessoas no desenvolvimento da Ásia e África subsaariana nos próximos cinco anos.

O consumo de energia dos veículos elétricos – incluindo carros, de duas e três rodas e ônibus – deverá duplicar nos próximos cinco anos, com energia elétrica renovável estimada para representar quase 30% de seu consumo em 2022, acima de 26% hoje. Os veículos elétricos desempenham um papel complementar nos biocombustíveis, que representam 80% do crescimento do consumo de energia renovável nos transportes. No entanto, a parte das energias renováveis no consumo total de energia no transporte rodoviário permanece limitada, aumentando apenas de 4% em 2016 para quase 5% em 2022.