Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Levantamento

Energia solar cresce 135% no primeiro trimestre

Somente no primeiro trimestre deste ano foram 13.941 novas instalações solares no país.

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) somente no primeiro trimestre deste ano foram 13.941 novas instalações solares no país. O que representa um crescimento de 134,97% em relação ao mesmo período de 2018, quando haviam sido conectados 5.933 sistemas à rede das distribuidoras do país.

Em termos de potência, o volume de sistemas instalados até o final de março deste ano já acumulava 157,3 megawatts (MW), 132,69% a mais que os 67,6 MW de 2018. De acordo com os representantes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o aumento na demanda se deve principalmente a queda dos custos nos últimos dez anos e o inverso aumento no valor da conta de luz.

Além disso, os vários incentivos oferecidos para quem deseja instalar as placas solares, incluindo isenções tributárias sobre a energia produzida e consumida tem ajudado a alavancar o setor, como o sistema de créditos, por exemplo.

Nesse sistema, toda energia gerada durante o dia e que não é consumida é enviada a rede elétrica pública que compensa posteriormente o consumidor com créditos energéticos. O consumidor pode usar esses créditos para abater da energia que consumiu da rede nos momentos em que o sistema não está produzindo  e com isso pode reduzir em até 95% a sua conta de luz.